Fandom

Fantastipedia

Alciônides

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Alcyone.gif

Alcíone, de Troy Howell

As halciônides ou alciônides (Ἁλκυονίδες, halkyonídes, em grego) eram sete ninfas filhas de Alcioneu, rei dos gigantes. Quando Héracles matou Alcioneu, elas se jogaram no mar e foram transformadas por Anfitrite em alcíones ou alciões (aves também conhecidas como martins-pescadores, pica-peixes e guarda-rios).

Seus nomes eram : Fostônia, Antéia( ou Ktônia), Methone, Pallêne, Alciope, Drimo e Astéria.

Na tradição russa, as alciônides tomaram a forma de Alkonost, uma mulher-ave semelhante às sirenas gregas, mas de caráter benévolo, portadora das mensagens de Deus.

Dias de Alcíone Editar

De acordo com a lenda, o alcíone faz seu ninho sobre a água e encanta os ventos e as ondas de maneira que os mares ficam incomumente calmos durante sua nidificação, nos quatorze dias que precedem o solstício de inverno, de 14 de dezembro a 27 de dezembro. Ou, segundo outra vesão, Zeus, por piedade, acalma o mar para que os pássaros possam chocar seus ovos. Esses dias de calmaria excepcional são chamados de "dias de Alcíone" (Ἁλκυονίδες ἡμέρες, halkyonídes hêméres em grego, "dias das halciônides"), expressão usada metafóricamente para períodos de tranqüilidade, prosperidade e alegria. Nessa qualidade, a ave tornou-se símbolo de paz e tranqüilidade; porém de uma paz que é preciso aproveitar depressa, pois é breve.

Esopo Editar

Alcedo.jpg

Alcíone ou guarda-rios (Alcedo atthis)

Segundo uma fábula de Esopo, uma alcíone que queria pôr seus ovos seguiu um promontório e, tendo visto um rochedo batido pelas ondas, fez ali seu ninho. Tendo saído à procura de alimento, aconteceu que o mar, agitado por um vento fortíssimo, alcançou o ninho, inundou-o e matou os filhotes. Quando voltou, o pássaro, ao ver o que tinha acontecido, exclamou: “Pobre de mim! Para fugir das armadilhas da terra, refugiei-me no mar, onde os perigos maiores me esperavam”. Moral: ao fugir de nossos inimigos, nem sabemos que estamos indo a caminho de inimigos ainda mais temíveis.

A Ave Editar

A ave é hoje conhecida como alcião, alcíone, guarda-rios, pica-peixe ou martim-pescador em português, kingfisher em inglês, martin-pêcheur em francês, Eisvogel em alemão, kawa-semi em japonês, martin pescatore em italiano, martín pescador em castelhano. Vive em toda a Europa, exceto Islândia e Escandinávia e também na costa da África Ocidental. Freqüenta água doce, salobra ou salgada, na orla costeira, estuários, lagoas costeiras, pisciculturas, arrozais, valas, cursos d’água, pântanos, açudes e barragens. É raro em montanhas.

Faz o ninho no fundo de túneis que escava na terra mole das margens dos rios. É um bom pescador, alimenta-se de pequenos peixes de água doce, insetos aquáticos e peixes marinhos, mas também crustáceos, insetos e pequenos batráquios. Tem cores brilhantes e um bico comprido, bom para fisgar o peixe. A época de reprodução vai de abril a julho. Instala o ninho num túnel escavado em barreiras nas margens de cursos de água ou lagoas. Habitualmente faz uma ou duas posturas, normalmente de 4 ovos, que incuba durante 19 a 20 dias. Os filhotes voam ao fim de 23 a 27 dias.

Veja também Editar

Alkonost

Também no Fandom

Wiki aleatória