FANDOM

Óleo vindo da oliveira, uma espécie híbrida (resultante da cruza de várias espécies) que existe há muito tempo (existem fósseis de folhas de oliveira do período Neolítico e Paleolítico), é o símbolo da de força espiritual e luz (provável analogia pelo fator combustível do azeite nas lâmpadas e por ser uma das mais importantes fontes nutritivas do passado). O azeite possui várias utilidades na antiguidade (e até mesmo hoje em dia), como iluminar à noite, servir de alimento e certas propriedades medicinais. O azeite é considerado sagrado por vários povos antigos. No Antigo Egito, acreditava-se que o cultivo do azeite fora ensinado por Ísis (deusa da maternidade, da simplicidade e dos mortos), esposa de Osíris.

Na Mitologia grega e romana, foi sob a sombra desta planta em que Rômulo e Remo viram a luz do sol pela primeira vez. E é também dedicada à deusa Palas Atenas/Minerva, deusa da paz e da sabedoria. Certos pensadores já escreveram frases sobre esta planta:

“Uma gloriosa árvore floresce na nossa terra dórica: Nossa doce, prateada ama de leite, a oliveira. Nascida sozinha e imortal, sem temer inimigos, a sua força eterna desafia velhacos jovens e idosos, pois Zeus e Atena a protegem com olhos insones” - Sófocles, Édipo

“E com um ramo de oliveira o homem se purifica totalmente.” - Virgílio, Eneida

Os fenícios não ficavam de fora também: a cozinha mediterrânea utiliza o azeite desde há milênios, aproveitando as suas propriedades únicas, a que chamava de "ouro da vida" ou "ouro líquido". Na religião cristã, o azeite também é considerado sagrado. Ao lançar a pomba, ela retornou com um ramo de oliveira. Os judeus utilizavam o azeite nos seus sacrifícios e também como uma divina unção que era misturada com perfumes raros.

Também no FANDOM

Wiki aleatória