Fandom

Fantastipedia

Bem-te-vi

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Bemtevi.jpg

Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)

O bem-te-vi é uma ave passeriforme da família dos tiranídeos. Seu nome científico -- Pitangus sulphuratus -- é derivado do tupi pitanga guassu, pitanga grande, forma pela qual os índios brasileiros o chamavam; e do latim sulphuratus, pela cor amarela das penas de seu ventre.

Também é chamado de triste-vida, bentevi, bem-te-vi-verdadeiro, bem-te-vi-de-coria, tiuí, teuí, tic-tiui e siririca (somente para fêmeas). Entre os índios, é ainda conhecido como pituã, pitaguá ou puintaguá.

Mede cerca de 23,5 centímetros. Caracteriza-se principalmente pela coloração amarela viva no ventre e uma listra branca no alto da cabeça. Seu nome popular é a onomatopéia de seu canto. É ave típica da América Latina, ocorrendo do sul do México à Argentina. É um dos pássaros mais populares do Brasil. Habita cidades, matas e ambientes aquáticos. Possui grande poder de adaptação ambiental.

No folclore brasileiro, acreditam que canta ao sentir a aproximação de alguém, daí ser considerado o arauto de visitas. Pergunta-se: Quem tu viste, bem-te-vi? Homem ou mulher? Se o pássaro canta imediatamente, é homem e, se demorar, é mulher.

Nas narrativas populares do episódio da fuga para o Egito, foi amaldiçoado por Nossa Senhora. Seus gritos sempre denunciavam os esconderijos da Sagrada Família aos soldados de Herodes.

Referência Editar

  1. Luís da Câmara Cascudo. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura; Instituto Nacional do Livro, 1954

Também no Fandom

Wiki aleatória