FANDOM

Uma bruxa, é o termo que designa, em geral, o esteriótipo de uma velha encarquilhada, com uma risada medonha, capaz de lançar feitiços, preparar poções mágicas e voar em uma vassoura. Em todas as culturas do mundo inteiro, existiam bruxas, tanto as que causavam catástrofes quanto as que faziam profecias e curas. Na Antiga Roma existia uma lei, sobre a magia boa e a ruim. Enquanto a magia ruim (com a exceção do assassinato) era punida com uma multa, prisão ou exílio, a boa magia (que era a cura e a adivinhação) era oficialmente sancionada pela lei romana. Na Idade Média, onde foi assumido o Cristianismo, as bruxas eram vistas como adoradoras do Diabo, e então eram caçadas.

Eram comumente caracterizadas por cozinhar preparados a partir de coisas repugnantes, possuírem um cabelo longo e desgrenhado, andarem descalças e serem vistas desenterrando ossos,colhendo plantas venenosas ou adorando as deusas Hécate ou Diana. Algumas bruxas diziam-se capazes de invocar os espíritos dos mortos, e as bruxas da Tessália supostamente eram capazes de aproximar a lua da terra e usar os seus poderes em seguida. O poeta romano Apuleio as descrevia como sendo capazes de fazer o céu cair, as nascentes secarem e destruir montanhas.

Foram exatamente as curandeiras e profetisas, que faziam remédios e amuletos de proteção, que invocavam a chuva e ventos favoráveis à navegação que foram acusadas de héreges (inimigas da Igreja Cristã), e daí, culpadas por todos os tipos de desgraças. O famoso gato preto, a coruja, um sapo e etc., eram o que chamavam de familiar , um pequeno demônio disfarçado que realizava todas as tarefas que a bruxa o impunha. Um bom trabalho era bem recompensado, inclusive, com algumas gotas do sangue da dona. Atualmente, ver que as bruxas eram somente mulheres, soa extremamente machista, mas antigamente era muito plausível: as mulheres tinham uma resistência menor à tentação, como foi o caso de Eva.

Também no FANDOM

Wiki aleatória