FANDOM

Davies-Elysian Fields

Campos Elísios, de Arthur B. Davies (1928)

Campos Elísios (do grego Pedios Êlysion, provavelmente do verbo eleusô ou eleuthô, "aliviar" ou "libertar"), segundo Homero, era o lugar de repouso dos heróis e dos humanos virtuosos após a morte, governado por Radamanto e distinto do reino de Hades, destinado aos mortos comuns e do Tártaro, reservado aos inimigos dos deuses. Outros autores designam o mesmo mito como Ilhas Afortunadas, Ilhas Abençoadas ou Ilhas dos Bem-Aventurados (em grego, μακάρων νῆσοι, nêsoi makárôn, em latim Fortunatae Insulae), e Ilha Branca (do grego Nêsos Leukê, latim Insula Alba).

A primeira menção aos Campos Elísios encontra-se na Odisseia, canto IV:

Quanto a ti, Menelau, aluno de Zeus, os deuses determinaram que não morras em Argos, de bom pasto para cavalos, e completes aí o teu destino. Eles enviar-te-ão para os Campos Elísios [pedion Elysion], para os confins da terra, onde vive o fulvo Radamanto e os homens logram vida mui ditosa e onde não cai neve, não há tempestades violentas, nem chove nunca, mas de contínuo o Oceano envia as brisas de Zéfiro [aetae Zephyrioi]. de hálito sonoro, para refrescar os homens. Eles enviar-te-ão para lá porque tens Helena por esposa e és a seus olhos genro de Zeus.

São também citados pelo pseudo-Apolodoro (Biblioteca 3. 39), no século II d.C:

Mais tarde, tanto ele [Cadmo] quanto Harmonia foram transformados em serpentes e enviados por Zeus aos Campos Elísios [Pedion Elysion]."

Localização Editar

A Geografia de Estrabão (século I a.C.) racionaliza o mito localizando os Campos Elísios nas planícies de Gades (atual Cádiz, Espanha) e as Ilhas Afortunadas nas ilhas Canárias:

O poeta [Homero], informou-se por suas pesquisas de várias expedições às partes mais distantes da Ibéria e ouviu falar da riqueza e de outros bons atributos do país (pois os fenícios estavam divulgando esses fatos) e na ficção colocou ali a morada dos Bem-Aventurados, e também o Campo Elísio [pedion Elysion], onde Proteu disse que Menelau iria e faria sua morada (...) Pois tanto o ar puro quando as gentis brisas de Zéfiro são próprias desse país, pois não só está no oeste como é também cálido; e a frase "nos confins da terra" também é própria a esse lugar onde o reino de Hades foi miticamente colocada, por assim dizer. E a citação de Radamanto por Homero sugere que a região está perto de Minos, em relação ao qual diz: "Foi ali que vi Minos, glorioso filho de Zeus, erguendo um cetro de ouro e julgando os mortos". Além disso, os poetas que vieram depois de Homero continuaram a nos contar histórias semelhantes (...) até chamando pelo nome certas Ilhas Afortunadas [Nesoi Makaron] que, como sabemos, ainda são apontadas não muito longe dos promontórios de Marúsia [atual Marrocos] que ficam do lado oposto a Gades.

Referências Editar

  • Theoi: Elysium, Island of the Blessed [1]

Ver também Editar

Ilhas Afortunadas

Leuke

Ilha Brasil

Avalon

Ilha de São Brandão

Também no FANDOM

Wiki aleatória