Fandom

Fantastipedia

Catoblepas

857 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Catoblepas.gif

Catoblepas

O catoblepas (do grego katôbleps, "que olha para baixo", em grego) é um animal citado na História Natural de Plínio, o Velho (livro VIII). Vive na Etiópia, perto das cabeceiras do Nilo, é lento de movimentos e de tamanho moderado. Sua cabeça é extraordinariamente pesada e o animal a carrega com a maior das dificuldades, mantendo-a sempre voltada para a terra. Se não fosse por essa circunstância, a espécie humana seria destruída, pois qualquer ser que caia sob seus olhos é instantaneamente morto.

Claudius Aelianus (Da Natureza dos Animais, 7.6) fornece uma descrição mais completa: trata-se de um herbívoro de tamanho médio, do tamanho de um touro doméstico, com uma juba pesada, olhos estreitos e injetados, lombo escamoso e sobrancelhas despenteadas. A cabeça é tão pesada que o animal só pode olhar para baixo. Sua respiração é tóxica, pois o animal só come vegetais venenosos. Se algo o ameaça, abre a boca e emite uma exalação pungente e infecta. Qualquer animal que a respire perde a voz e cai, vítima de convulsões fatais.

O naturalista francês Cuvier conjeturou que o gnu (Connochaetes gnou), contaminado pelo basilisco e pelas górgonas, sugeriu o catoblepas aos antigos.

Referências Editar

  • Jorge Luís Borges, O Livro dos Seres Imaginários [1]
  • Plínio, o Velho, História Natural, livro VIII [2]
  • Dave's Mythical Creatures and Places: Catoblepas [3]
  • Theoi: Katoblepones[4]

Também no Fandom

Wiki aleatória