Fandom

Fantastipedia

Cis

857 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

As cis (do tupi cy, "mãe"), também chamada Mais ou Manhas são entidades da mitologia amazônica que geram e protegem diferentes aspectos da natureza.

Segundo Câmara Cascudo [1], em todo o Amazonas, usa-se mais correntemente Mai ou Manha. O nome Ci, todavia, além de ser conservado em muitas terminações, como em Iaci, Coaraci, é ainda usado em muitos lugares sempre que se refere a alguma das mães que, conforme a crença indígena, foi a origem e hoje preside o destino das coisas que dela se originaram.

A ci é indispensável para a conservação e perpetuação, como o foi para a primeira produção. Ao contrário do pai (visto haver a crença em virgens parideiras, como Ceuci), a mãe é sempre necessária para que haja vida. Como verdadeira mãe que é, não abandona os seres que lhe devem a vida, vigia-lhes o desenvolvimento, guia-os e protege-os para que consigam o próprio destino, acompanhando-as e protegendo-os do nascimento até a morte.

A criação é, pois, devida à fecundidade das mães das coisas, animadas e inanimadas - ou melhor, simplesmente das coisas em geral, porque todas têm alma para o indígena que acredita na ci. Todas as coisas, os astros, as serras, os lagos, os rios, as plantas e as próprias pedras, têm alma, sentem e todas têm uma mãe que vive da mesma vida, tem as mesmas necessidades, lutas, prazeres e instintos das coisas que lhe deram o ser.

São essas mães, a começar pelo Sol (Coaraci ou Guaraci, "mãe do dia") e pela Lua (Iaci ou Jaci, "mãe das frutas") e não Tupã que os indígenas procuram tornar propícias. Quem consegue isso vive na abundância de tudo, é feliz em tudo. Ai daqueles que as ofende, que as desrespeita! Para ele só há desgostos e misérias.

Veja também Editar

Ceuci

Coaraci

Jaci

Kerpimanha

Mãe-d'água ou Iara

Mãe-da-chuva ou Amanamanha

Mãe-da-seringueira

Mãe-do-dia ou Araci

Mãe-do-fogo ou Tatamanha

Mãe-da-lua ou Urutau

Mãe-do-mato ou Caamanha

Mãe-do-ouro

Fadas

Janas

Ninfas

Referências Editar

  1. Luís da Câmara Cascudo, Dicionário do Folclore Brasileiro, São Paulo: Global, 2000

Também no Fandom

Wiki aleatória