Fandom

Fantastipedia

Dríades

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
DryadHescox.jpg

Trono de Ouro, de Richard Hescox

Dryad11.jpg

A Dríade, de Evelyn De Morgan (1850-1919)

As dríades (de drys, "carvalho" em grego, da raiz proto-indo-européia *derew(o), "árvore" ou "madeira") são as ninfas das árvores, principalmente dos carvalhos.

Inicialmente eram o mesmo que as hamadríades, mas uma tradição tardia estabeleceu uma distinção: as dríades podem andar livremente pela floresta, enquanto as hamadríades estão permanentemente ligadas às suas árvores. Entre as dríades eram contadas a árcade Érato, profetisa do monte Cilene e esposa do rei Nictimos; e Titoréia, cujo nome foi dado a uma cidade da Arcádia.

A origem do culto das dríades parece ser a Arcádia. Ao contrário das outras ninfas, não costumam se ligar aos grandes deuses.

Na classificação da flora brasileira elaborada, em 1824, pelo botânico alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), a região da floresta pluvial montana, ou seja, a floresta atlântica, foi denominada "Dríades".

Dríades nos RPGs Editar

Dryad.jpg

Dríade em concepção típica de RPGs

No RPG Dungeons & Dragons, as dríades são fêmeas humanóides de aparência lenhosa, com folhas ou grama no lugar de cabelos, que podem entrar e sair das árvores e teleportar-se de uma árvore para outra, mas não podem ficar muito tempo distantes de sua árvore.

Também no Fandom

Wiki aleatória