FANDOM

Yale.jpg

Eale ou Centícora em bestiário francês de 1450

Yale2.jpg

Eale nas armas de John, Duque de Bedford

Yale3.gif

Eale suportando as armas de John Beaufort, Duque de Somerset

O eale ou centícora (chamado yale ou jall em inglês, centicore em francês, eale em latim) é uma criatura descrita por Plínio, o Velho e encontrada em bestiários medievais. É semelhante a um bode ou antílope, com chifres que pode mover independentemente para qualquer direção, um dos quais geralmente é representado voltado para a frente e o outro para trás.

Na descrição original de Plínio, o eale vive na Etiópia (África), é preto ou marrom é do tamanho de um hipopótamo (magnitudine equi fluviatilis), tem chifres móveis de mais de um cúbito (45 cm) de comprimento, uma cauda de elefante e presas de javali. Em luta, seus chifres são usados alternadamente, apontando para a frente ou para trás, conforme seja necessário.

Os bestiários medievais diziam que o eale é do tamanho de um cavalo e acrescentavam que o basilisco é inimigo do eale e, se o encontrar dormindo, pica-o entre os olhos, fazendo-os inchar até estourar.

O nome pode ser derivado do hebraico yael, "bode da montanha". Na heráldica, representa defesa orgulhosa.

Referências Editar

  • História Natural, de Plínio, o Velho, livro VIII [1]
  • Medieval bestiary: Yale [2]
  • Dave's Mythical Creatures and Places [3]

Também no FANDOM

Wiki aleatória