Fandom

Fantastipedia

Eale

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Yale.jpg

Eale ou Centícora em bestiário francês de 1450

Yale2.jpg

Eale nas armas de John, Duque de Bedford

Yale3.gif

Eale suportando as armas de John Beaufort, Duque de Somerset

O eale ou centícora (chamado yale ou jall em inglês, centicore em francês, eale em latim) é uma criatura descrita por Plínio, o Velho e encontrada em bestiários medievais. É semelhante a um bode ou antílope, com chifres que pode mover independentemente para qualquer direção, um dos quais geralmente é representado voltado para a frente e o outro para trás.

Na descrição original de Plínio, o eale vive na Etiópia (África), é preto ou marrom é do tamanho de um hipopótamo (magnitudine equi fluviatilis), tem chifres móveis de mais de um cúbito (45 cm) de comprimento, uma cauda de elefante e presas de javali. Em luta, seus chifres são usados alternadamente, apontando para a frente ou para trás, conforme seja necessário.

Os bestiários medievais diziam que o eale é do tamanho de um cavalo e acrescentavam que o basilisco é inimigo do eale e, se o encontrar dormindo, pica-o entre os olhos, fazendo-os inchar até estourar.

O nome pode ser derivado do hebraico yael, "bode da montanha". Na heráldica, representa defesa orgulhosa.

Referências Editar

  • História Natural, de Plínio, o Velho, livro VIII [1]
  • Medieval bestiary: Yale [2]
  • Dave's Mythical Creatures and Places [3]

Também no Fandom

Wiki aleatória