Fandom

Fantastipedia

Elementais

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Wizardelementals.jpg

"Mago invoca elementais", ilustração em The Elementals de Manly P. Hall (1928)

Os elementais são espíritos que supostamente podem ser invocados e utilizados por magos e alquimistas para controlar os elementos. Em seu tratado De Occulta Philosophia, de 1531-33, o mago, astrólogo e alquimista Heinrich Cornelius Agrippa referiu-se a quatro classes de espíritos correspondentes aos quatro elementos. Não lhe deu nomes especiais, mas acrescentou uma lista de vários seres mitológicos desse tipo, sem chegar a esclarecer qual pertenceria a cada elemento.

No Tratado sobre os Espíritos Elementais, de 1566, do médico e alquimista Paracelso, foram dados nomes específicos para essas quatro classes: gnomos ou pigmeus para os elementais da terra, ondinas ou ninfas para os elementais da água, silfos ou silvestres para os elementais do ar e salamandras ou vulcanos para os elementais do fogo. Disse que as ondinas são similares aos humanos em tamanho, enquanto os silfos são maiores, mais rudes, mais longos e mais fortes. Os gnomos são pequenos, enquanto as salamandras são longas, estreitas e esguias.

Paracelso pretendeu classificar muitos dos seres da mitologia e do folclore nessas quatro categorias. Na tradição posterior, os elementais muitas vezes se confundiram com tais entidades, principalmente as do folclore alemão e inglês: os gnomos com os Kobolds, anões e duendes; e as ondinas com as nixes e ninfas; os silfos com as fadas do folclore inglês.

Veja também Editar

Gnomos

Ondinas

Salamandras

Silfos

Também no Fandom

Wiki aleatória