FANDOM

Wizardelementals.jpg

"Mago invoca elementais", ilustração em The Elementals de Manly P. Hall (1928)

Os elementais são espíritos que supostamente podem ser invocados e utilizados por magos e alquimistas para controlar os elementos. Em seu tratado De Occulta Philosophia, de 1531-33, o mago, astrólogo e alquimista Heinrich Cornelius Agrippa referiu-se a quatro classes de espíritos correspondentes aos quatro elementos. Não lhe deu nomes especiais, mas acrescentou uma lista de vários seres mitológicos desse tipo, sem chegar a esclarecer qual pertenceria a cada elemento.

No Tratado sobre os Espíritos Elementais, de 1566, do médico e alquimista Paracelso, foram dados nomes específicos para essas quatro classes: gnomos ou pigmeus para os elementais da terra, ondinas ou ninfas para os elementais da água, silfos ou silvestres para os elementais do ar e salamandras ou vulcanos para os elementais do fogo. Disse que as ondinas são similares aos humanos em tamanho, enquanto os silfos são maiores, mais rudes, mais longos e mais fortes. Os gnomos são pequenos, enquanto as salamandras são longas, estreitas e esguias.

Paracelso pretendeu classificar muitos dos seres da mitologia e do folclore nessas quatro categorias. Na tradição posterior, os elementais muitas vezes se confundiram com tais entidades, principalmente as do folclore alemão e inglês: os gnomos com os Kobolds, anões e duendes; e as ondinas com as nixes e ninfas; os silfos com as fadas do folclore inglês.

Veja também Editar

Gnomos

Ondinas

Salamandras

Silfos

Também no FANDOM

Wiki aleatória