Fandom

Fantastipedia

Era Hispânica

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

A chamada Era de César ou Era Hispânica (Aera Hispanica, em latim) é uma variante do calendário Juliano cuja contagem se inicia em 1º de janeiro de 38 a.C., o ano no qual foi renovado o acordo do Triunvirato, que concedeu a César Otaviano Augusto o governo da Hispânia - e também das Gálias e da Itália.

O surgimento deste calendário está ligado à imposição, por Augusto, de uma nova taxa regular de impostos aos seus súditos ibéricos em 38 a.C., um marco simbólico do estabelecimento definitivo da Pax Romana na região. Aera é o plural de aes (peça de cobre, dinheiro, imposto). Documentos ibéricos da Idade Média foram geralmente datados de acordo com esta convenção.

Este calendário foi usado durante mais de mil anos na Península Ibérica, primeiro pelos romanos, depois pelos cristãos até os tempos da Reconquista, quando começou a ser substituído pela chamada Era Cristã, ou Ano do Senhor (Anno Domini), calculada (erroneamente) pelo monge Dionysius Exiguus em 525. Nos séculos VI e VII, a datação "cristã" foi usada apenas por alguns clérigos , mas Carlos Magno a adotou no final do século VIII, foi seguido pelos reis carolíngios e o uso começou a se generalizar no resto da Europa depois do ano 1000.

Os catalães foram os primeiros a abandonar a Era Hispânica, depois do concílio de Tarragona, 1180. Em Aragão, foi abandonada durante o reinado de Jaime I (1239-76). Em Castela, foi no reinado de João I, em virtude de um acordo das cortes de Segóvia de 1383, posto em prática em 25 de dezembro do ano seguinte. Os portugueses a deixaram em 1422, quando o rei João I de Portugal decretou a adoção oficial da Era de Cristo, ou Era Anno Domini, por meio de uma Carta Régia. Em Navarra, durou mais algum tempo, mas também foi abandonada no século XV.

Também no Fandom

Wiki aleatória