FANDOM

A Esfinge é uma imagem icônica de um leão estendido com a cabeça de um falcão ou de uma pessoa, inventada pelos egípcios do império antigo, mas uma cultura importada da mitologia grega.

Esfinge Egípcia Editar

Forma Editar

Dotada de corpo de leão e a cabeça de um falcão ou a cabeça de um homem (de um faraó em geral).

Simbolismo Editar

Simbolizam o poder, a força (corpo de leão) e a inteligência (a cabeça de falcão ou de homem). Simbolizam também a nobreza, a fertilidade e vida após a morte; muito associada à época cheia anual do Nilo, trazendo vida ao Egito.

Aparições Editar

A Grande Esfinge no Planalto de Gizé, tem mais de 4500 anos, é composta de Arenito, combinando o corpo de leão com a cabeça do faraó.

Esfinge Grega Editar

Forma Editar

Representada em pintura de vaso e baixos-relevos mais freqüentemente assentada ereta de preferência do que estendida, como um leão alado com uma cabeça de mulher; ou ela foi uma mulher com as patas, garras e peitos de um leão, uma cauda de serpente e asas de águia.

Simbolismo Editar

O Mundo Subterrâneo, morte, violência e destruição sem sentido e má sorte. Sphingo, em grego, significa estrangular.

Aparições Editar

O trono de Zeus, em Olímpia, é supostamente feito com um anel de esfinge, representadas exterminando crianças pequenas. Aparece também na história de Édipo, onde estava barrando a passagem da ponte para Tebas, e matava a todos que não resolvessem a sua charada: Que animal anda de quatro pela manhã, duas à tarde e três à noite? (a resposta seria o homem, que engatinha quando bebê, anda com as duas pernas quando adulto e com uma bengala, quando idoso), respondendo à sua charada, a esfinge suicida-se, permitindo a passagem de Édipo para Tebas, onde um destino sombrio o aguarda.

Também no FANDOM

Wiki aleatória