Fandom

Fantastipedia

Espada bastarda

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Uma espada bastarda (bastard sword, em inglês) também chamada espada de mão-e-meia (hand-and-a-half sword, em inglês) é uma espada medieval de tamanho e peso adequado para ser usada tanto com uma mão (com um escudo na outra) como com as duas (sem escudo).

A expressão "bastarda" deve-se a esse tipo de espada ter sido vista como um híbrido entre a espada longa comum e a espada de duas mãos. É encontrada, em francês (espée bastarde) já no Gargântua de Rabelais (1532).

Bastarda.jpg

típica espada bastarda

Muitas espadas legendárias de heróis da primeira metade da Idade Média, como a Excalibur do rei Arthur, bem como espadas de mundos imaginários que se assemelham a essa época (como a espada Andúril, de Aragorn) são freqüentemente representadas no cinema como grandiosas espadas de mão-e-meia, mas na realidade esse tipo de espada só surgiu no século XIV, junto com as armaduras de placas que visava romper. Na Alta Idade Média, os cavaleiros usavam simples espadas longas.

Uma espada bastarda costuma ter 1,10 m a 1,20 m de comprimento e pesar 1,5 kg a 2,0 kg.

Também no Fandom

Wiki aleatória