Fandom

Fantastipedia

Espontão

857 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Espontao.gif

Espontão e Sargentina, séculos XVIII/XIX. Acervo do Museu Histórico Nacional

O espontão ou meia-lança (half pike, em inglês) é uma lança curta (com menos de 2,5 metros), com cruzeta, que resultou da evolução do pique. Foi usado por oficiais inferiores de infantaria, como insígnia de posto e arma de defesa, até a primeira metade do século XIX.

Com o fim do uso do pique, no início do século XVIII, os sargentos e oficiais inferiores continuaram a usar armas de haste para compor as fileiras de combate dos batalhões. No caso de ser necessário formar um “quadrado” contra a cavalaria, precisavam de armas com o comprimento das espingardas com baionetas, para manter uma frente contínua de pontas contra a cavalaria inimiga.

A arma de haste também servia como ponto de referência visual no campo de batalha, para que a tropa se orientasse em relação aos oficiais e como “réguas”, para auxiliar os oficiais a manter os homens alinhados nas fileiras de atiradores.

As armas de haste que permaneceram em uso nos séculos XVIII e XIX (primeira metade) eram os espontões (para os oficiais) e as alabardas, também chamadas de “sargentinas”, por serem usadas por sargentos. O comprimento dessas armas era de 1,8 a 2,2 metros. Às vezes, as lâminas eram decoradas, mas sem gume, pois sua função era mais decorativa do que utilitária.

No Nordeste do Brasil, "espontão" é também uma dança guerreira que faz parte das festividades do dia de Nossa Senhora do Rosário. Um grupo de homens dança empunhando lanças e espontões, saltando, avançando e recuando, com larga margem de improvisação, ao som apenas do tambor marcial.

Também no Fandom

Wiki aleatória