Fandom

Fantastipedia

Ezili Dantô

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
EziliDanto.jpg

Ezili Danto, de Rayman Cayman

Erzuliedantor.jpg

Mater Salvatoris, sincretizada com Ezili Dantô

Ezili Dantô, Ezili Dantor, Erzulie Dantô ou Erzulie Dantor é uma loá imaginada como uma camponesa negra, mãe solteira, que se veste de azul, vermelho, ou tecidos multicoloridos. Não tem marido, mas é ferozmente devotada a Anaïs, sua filha. Dantô tem cicatrizes na bochecha como lembrança de sua amarga rivalidade com Freda, sua prima e vizinha, possivelmente um sinal de sincretismo com as orixás iorubás Obá e Oxum.

Ezili Dantô é também considerada protetora das crianças. Assim como uma mãe, Mama Danto vai a extremos para assegurar a segurança dos pequenos e pára tudo que estiver fazendo para ajudar suas crianças.

O símbolo de Ezili Dantô é uma faca. Gosta do perfume Florida Water, bebe rum puro, come porco frito e fuma Camels sem filtro. É associada com porcos negros e sincretizada com Nossas Senhoras negras, como Mater Salvatoris, ou outras Nossas Senhoras com filhos, como Nossa Senhora do Monte Carmelo. Nessas imagens, a criança nos braços ou no colo da Virgem é entendida como sua filha Anaïs. Ti Jean Petro é também apresentado como seu filho e, ao mesmo tempo, como seu amante favorito.

Referências Editar

  • The Vodou Emporium: Erzulie Freda [1]

Também no Fandom

Wiki aleatória