FANDOM

EziliDanto.jpg

Ezili Danto, de Rayman Cayman

Erzuliedantor.jpg

Mater Salvatoris, sincretizada com Ezili Dantô

Ezili Dantô, Ezili Dantor, Erzulie Dantô ou Erzulie Dantor é uma loá imaginada como uma camponesa negra, mãe solteira, que se veste de azul, vermelho, ou tecidos multicoloridos. Não tem marido, mas é ferozmente devotada a Anaïs, sua filha. Dantô tem cicatrizes na bochecha como lembrança de sua amarga rivalidade com Freda, sua prima e vizinha, possivelmente um sinal de sincretismo com as orixás iorubás Obá e Oxum.

Ezili Dantô é também considerada protetora das crianças. Assim como uma mãe, Mama Danto vai a extremos para assegurar a segurança dos pequenos e pára tudo que estiver fazendo para ajudar suas crianças.

O símbolo de Ezili Dantô é uma faca. Gosta do perfume Florida Water, bebe rum puro, come porco frito e fuma Camels sem filtro. É associada com porcos negros e sincretizada com Nossas Senhoras negras, como Mater Salvatoris, ou outras Nossas Senhoras com filhos, como Nossa Senhora do Monte Carmelo. Nessas imagens, a criança nos braços ou no colo da Virgem é entendida como sua filha Anaïs. Ti Jean Petro é também apresentado como seu filho e, ao mesmo tempo, como seu amante favorito.

Referências Editar

  • The Vodou Emporium: Erzulie Freda [1]

Também no FANDOM

Wiki aleatória