FANDOM

EziliFreda.jpg

Ezili Freda, de Rayman Cayman

Mater01.jpg

Mater Dolorosa como representação de Erzulie no Haiti

Ezili Freda ou Erzulie Freda é uma loá linda, graciosa, sensual, afetuosa, vaidosa e volúvel, pródiga, caprichosa, extravagante e até mesmo tirânica. No compartimento especial que possui nos templos de vodu, nunca faltam sabonetes, toalhas, perfumes e outros artigos de toucador. A ela são consagrados os quartos de dormir, razão pela qual a cama aparece com um dos seus emblemas. Outro é o coração.

Na maioria das vezes, é representada por uma imagem da Mater Dolorosa, a Virgem Maria usando pérolas e ouro, entre gemas com forma de coração e medalhões de todos os tipos. Ela usa muitos anéis nos dedos, seu manto é rico e sua coroa fabulosa. Uma espada lhe é metida no coração e ela suporta a ferida calmamente, segurando o manto sob a espada com as próprias mãos.

O iniciado possuído por Erzulie faz uma elaborada toalete, com pente, perfume, espelho de mão e cosméticos, sempre disponíveis nos templos. Ela ornamenta-se com braceletes, brincos, colares e usa sempre três alianças, significando que seus favores não estão presos a apenas um homem.

Uma vez pronta, Erzulie escolhe três ou quatro devotos entre os mais elegantes da comunidade para acompanhá-la a uma volta pelo templo. Durante o passeio, dá a mão e até abraça os adeptos masculinos; às mulheres, porém, estende apenas o dedo mínimo. Nesses passeios, Erzulie aceita pequenas oferendas, como um copo de referigerante. De início, é sempre delicada; com o passar do tempo, reclama de tudo que lhe oferecem e insiste em que seus devotos não gostam mais dela. Nesse momento, Erzulie cai num choro incontrolável, até desmaiar. Quando a iniciada volta a si, a divindade já a abandonou.

Referências Editar

  • The Vodou Emporium: Erzulie Freda [1]
  • Selene Paniak, Religiões Africanas, edição especial de Homem, Mito & Magia, publicação da Editora Três s/d

Também no FANDOM

Wiki aleatória