Fandom

Fantastipedia

Ezili Freda

857 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
EziliFreda.jpg

Ezili Freda, de Rayman Cayman

Mater01.jpg

Mater Dolorosa como representação de Erzulie no Haiti

Ezili Freda ou Erzulie Freda é uma loá linda, graciosa, sensual, afetuosa, vaidosa e volúvel, pródiga, caprichosa, extravagante e até mesmo tirânica. No compartimento especial que possui nos templos de vodu, nunca faltam sabonetes, toalhas, perfumes e outros artigos de toucador. A ela são consagrados os quartos de dormir, razão pela qual a cama aparece com um dos seus emblemas. Outro é o coração.

Na maioria das vezes, é representada por uma imagem da Mater Dolorosa, a Virgem Maria usando pérolas e ouro, entre gemas com forma de coração e medalhões de todos os tipos. Ela usa muitos anéis nos dedos, seu manto é rico e sua coroa fabulosa. Uma espada lhe é metida no coração e ela suporta a ferida calmamente, segurando o manto sob a espada com as próprias mãos.

O iniciado possuído por Erzulie faz uma elaborada toalete, com pente, perfume, espelho de mão e cosméticos, sempre disponíveis nos templos. Ela ornamenta-se com braceletes, brincos, colares e usa sempre três alianças, significando que seus favores não estão presos a apenas um homem.

Uma vez pronta, Erzulie escolhe três ou quatro devotos entre os mais elegantes da comunidade para acompanhá-la a uma volta pelo templo. Durante o passeio, dá a mão e até abraça os adeptos masculinos; às mulheres, porém, estende apenas o dedo mínimo. Nesses passeios, Erzulie aceita pequenas oferendas, como um copo de referigerante. De início, é sempre delicada; com o passar do tempo, reclama de tudo que lhe oferecem e insiste em que seus devotos não gostam mais dela. Nesse momento, Erzulie cai num choro incontrolável, até desmaiar. Quando a iniciada volta a si, a divindade já a abandonou.

Referências Editar

  • The Vodou Emporium: Erzulie Freda [1]
  • Selene Paniak, Religiões Africanas, edição especial de Homem, Mito & Magia, publicação da Editora Três s/d

Também no Fandom

Wiki aleatória