FANDOM

Faetonte (ou Fáeton), na mitologia grega, era o filho de Hélio e da ninfa Climene.

Nos primeiros Jogos Ístmicos, celebrados em Éfira (Corinto) pelos deuses Poseidon e Hélio, Faetonte foi o vencedor da corrida de bigas.[1]

Hélio prometeu a Faetonte que daria a seu filho o que quer que este desejasse.[2]

Um dia, desafiado por Épafo, pediu a seu pai as rédeas do carro do Sol. Hélios inicialmente recusou mas acabou por aceder, dando-lhe a indicação se que rota deveria seguir. No entanto Faetonte não conseguiu manter essa rota ora subindo demasiado e provocando oscilações nos astros ora descendo e arriscando-se a provocar destruição na terra. A fim de prevenir um desastre Zeus viu-se obrigado a fulminá-lo com um raio [2] e Faetonte precipitou-se sobre o rio Erídano (identificado por Políbio como o rio Pó, no norte da Itália[3]).

As Helíades, irmãs de Faetonte, assim como o seu amigo Cicno, rei da Ligúria, choraram a sua morte de forma que os deuses decidiram transformar as Helíades em choupos e as suas lágrimas em grãos de âmbar e Cicno num cisne eternamente a errar nas margens do Erídano.

Os gregos antigos chamavam de Faetonte ao planeta que hoje chamamos de Júpiter.

Também no FANDOM

Wiki aleatória