Fandom

Fantastipedia

Fútu

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Para os povos bantos, fútu ou funda é um grande saco, utilizado para guardar materiais de valor e objetos pessoais. É objeto de grande valor para quem o possui. Alguns fútus contêm relíquias de família, transmitidas de geração a geração.

Acreditam que a Terra é um fútu onde Kalunga -- a divindade suprema -- colocou tudo o que a vida necessita para sua existência: essências, remédios, comida, bebida, matérias-primas para utensílios e ferramentas. Ao terminar, fechou O saco com um nó bem apertado.

Todo fútu contém um inquice, o poder oculto da vida contida em seu interior. Sem ele, o fútu é apenas um saco sem valor. Um inquice pode ser, ao mesmo tempo, uma defesa ou um perigo para seu dono e usuário.

Assim, a Terra também tem seu inquice, seu poder vital oculto e complexo, impossível de ser compreendido em sua totalidade. O nó do fútu Terra protege o mistério da vida. Quem tenta desatá-lo sem estar devidamente preparado, sofre sérias conseqüências. Somente Kalunga, o Incriado, aquele que foi feito por si mesmo, pode e sabe como desatar o nó.

Referência Editar

  1. Nei Lopes. Kitábu; o livro do saber e do espírito negro-africanos. Rio de Janeiro, Editora Senac Rio, 2005

Também no Fandom

Wiki aleatória