FANDOM

Caccia federicoII

O imperador Frederico II pratica a falcoaria

A falcoaria é a mais espetacular das modalidades de vôo de caça, volataria ou cetraria. As fêmeas, por serem maiores e mais fortes, são preferidas. A ave é levada ao campo com um capuz, retirado no momento de voar em busca da presa. É largada do punho para o ar para que "remonte", isto é, para que ascenda sobre o terreno de caça até se colocar alto, onde aguardará, descrevendo círculos, ou "tornos", que a peça de caça seja levantada pelo falcoeiro, normalmente com a ajuda de cães. É também designado lance de "altanaria", ou "vôo de espera". O ataque é realizado em rapidíssimo vôo descendente, no qual o falcão intercepta a presa, "preando" no ar, ou derrubando a presa ao chão. Os lances de altanaria praticam-se em grandes espaços abertos e normalmente se caçam aves que voam (patos, faisões, perdizes, pombos, etc.)

Na alta Idade Média, a carne de aves – principalmente as de vôo mais alto – era considerada mais nobre e mais apropriada para o consumo da nobreza que a de animais terrestres. O falcão, sendo a ave de rapina mais indicada para caçar essas presas, tornou-se um dos principais símbolos de poder e prestígio, reservado à nobreza. Com exceção da águia, símbolo de majestade imperial, as demais aves de rapina (de baixo vôo) eram consideradas apropriadas para plebeus e sacerdotes.

Também no FANDOM

Wiki aleatória