FANDOM

O Minotauro

A ideia de uma casa para que as pessoas se percam é talvez mais rara que a de um homem com cabeça de touro, mas as duas completam-se e a imagem do labirinto convém à imagem do Minotauro. Resulta bem que no centro de uma casa monstruosa haja um habitante monstruoso. O Minotauro, meio touro e meio homem, nasceu dos amores de Pasífae, rainha de Creta, com um touro branco que Posídon fez sair do mar. Dédalo, autor do artifício que permitiu que se dessem tais amores, construiu o labirinto destinado a encerrar e a esconder o filho monstruoso. Este comia carne humana; para o seu sustento, o rei de Creta exigiu anualmente de Atenas um tributo de sete mancebos e de sete donzelas. Teseu decidiu libertar a sua pátria daquele imposto e ofereceu-se como voluntário. Ariadne, filha do rei, deu-lhe um fio para que não se perdesse nos corredores; o herói matou o Minotauro, e pôde sair do labirinto. Num pentâmetro que tenta ser engenhoso, Ovídio fala do "homem metade touro e touro metade homem"; Dante, que conhecia as palavras dos antigos, mas não as suas moedas e monumentos, imaginou o Minotauro com cabeça de homem e corpo de touro (O Inferno, XII, 130). O culto do touro e do jogo duplo (cujo nome era labrys, que logo pode dar "labirinto") era típico das religiões pré-helénicas, que celebravam tauromaquias sagradas. Formas humanas com cabeça de touro hão-de figurar, a julgar pelas pinturas murais, na demonologia cretense. Com certeza, a fábula grega do Minotauro é uma tardia e torpe versão de mitos antiquíssimos, a sombra de outros sonhos ainda mais horríveis.

(O Livro dos Seres Imaginários - Jorge Luis Borges)

Blog consulta: http://zoofantastique.zip.net/

Também no FANDOM

Wiki aleatória