FANDOM

AppleContention

Éris escolhe o Pomo da Discórdia no Jardim das Hespérides, de Joseph Mallord William Turner (1806)

Hesperides burnejones

O Jardim das Hespérides, de Edward Burne-Jones (1870-73)

A Hespéria (do grego hésperos, "tarde", "estrela da tarde"), Jardim das Hespérides ou Ilhas Hespérides era onde se supunha que viviam as ninfas Hespérides. Hespéria era também o nome de uma delas.

Ali, as Hespérides cuidavam da árvore dos pomos de ouro, presente de casamento de Gaia a Hera, junto com um dragão de cem cabeças chamado Ládon e havia fontes cujos repuxos tinham o perfume da ambrosia. Ali também Perseu foi buscar os artefatos de que necessitava para vencer Medusa: as sandálias aladas, o capacete da invisibilidade de Hades e uma kibisis (mochila).

Nos textos mais antigos, incluindo a Teogonia de Hesíodo, as Hespérides são descritas como vivendo no extremo Oeste, na margem oposta do mítico rio Oceano. Mais tarde, diferentes poetas e geógrafos tentaram racionalizar o mito e identificar sua morada com lugares conhecidos, incluindo:

  • O norte da África nas vizinhanças de Cirene (atual leste da Líbia), onde no século VI a.C. existiu uma cidade grega originalmente chamada Euespérides ("Boas Hespérides"), refundada pelos Ptolomeus como Berenice no século III a.C., que depois voltou a ser conhecida como Hespérides e por fim, sob o domínio árabe, tornou-se Benghazi. O nome original provavelmente estava relacionado aos oásis verdes da região costeira.
  • As encostas da cordilheira do Atlas entre Tânger e Larache no noroeste do Marrocos, junto ao estreito de Gibraltar.
  • A região de Cádiz e Tartessos perto da foz do Guadalquivir, segundo Estrabão e também de acordo com a localização tradicional da ilha de Eritia, reino de Gerião, que tinha o nome de uma das Hespérides.
  • Ilhas na costa oeste da África do Norte, provavelmente as Canárias.

No mapa-múndi de Pompônio Mela (40 d.C.), as Ilhas Hespérides foram localizadas ao sul das Ilhas Afortunadas (Canárias), ao largo de uma costa denominada Hesperii, na direção de onde vieram a ser descobertas as ilhas de Cabo Verde. Ainda mais ao sul, ficariam as Ilhas Górgades, onde teriam vivido as Górgonas.

Pomponius Mela

Reconstrução do mapa-múndi de Pomponius Mela (37 d.C.), com as Ilhas Hespérides ao largo da costa da África

Também no FANDOM

Wiki aleatória