Fandom

Fantastipedia

Hespérides

857 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Hesperides2.jpg

O Jardim das Hespérides, de Frederic Lord Leighton (1891-92)

As Hespérides (do grego hésperos, "tarde", "estrela da tarde") são ninfas do poente e das luzes douradas do pôr-do-sol, fenômeno que supostamente celebrava o casamento de Zeus e Hera.

Originalmente, foram consideradas filhas sem pai de Nix, a Noite, versão encontrada na Teogonia de Hesíodo. O pseudo-Higino lhes dá como Érebo como pai e Nix como mãe.

Uma versão mais tardia, popular por estar implicada na versão mais conhecida de um dos Trabalhos de Héracles, as dá como filhas do titã Atlas e Hésperis e as chama também de Atlântidas, assim como as Plêiades, as Híades e Calipso, a deusa da ilha Ogígia. É encontrada em Diodoro da Sicília. Ferécides também as considera filha de Atlas, sem citar a mãe.

Sérvio, ao comentar a Eneida de Virgílio, diz que elas eram filhas de Zeus e Têmis e um comentarista de Apolônio de Rodes as considera filhas de Fórcis e Ceto e um comentarista do Hipólito de Eurípedes as considera filhas de Héspero. Geralmente são tidas como três: Egle ("A Brilhante"), Eritia ("A Vermelha") e Hesperetusa ("A Ágil do Poente"), designando o princípio, o meio e o fim do percurso solar. A última é às vezes desdobrada em duas, Hespéria ("A do Poente") e Aretusa ("A Ágil de Ares").

Sua principal função era vigiar, com o auxílio de um dragão, filho de Fórcis e Ceto ou de Tifão e Équidna, os pomos de ouro, presente de núpcias de Gaia a Hera. Em seu maravilhoso jardim elas cantam e dançam em coro, junto a fontes, cujos repuxos tem o perfume da ambrosia.

Uma versao alternativa apresenta sete ninfas: Aegle ou Aglaope, Eríthia, Hésperis, Aretusa, Zêuxipe, Pasithea e Crisotêmis.

Também no Fandom

Wiki aleatória