FANDOM

Johansevenbom god (1).jpg

Hydros

Na mitologia grega, Hydros era o deus primordial da água, da mesma forma que Thesis era a deusa primordial da criação. Em alguma Teogonia Hydros era essencialmente idêntico a Oceanos, o rio que circundava a Terra, igual que Thesis à respeito de Tétis. Com Thesis foi pai de Chronos e Ananke.

Na poesia órfica, Hýdros foi o primeiro a surgir no momento da criação ao lado de Thésis. Dessa união produziram Phúsis (natureza), está por sua vez se uniu á seu pai e produziu Aíôn (eternidade) e Anánkê (necessidade). Estes dois por sua vez deram início á ordem no universo, o Kósmos. Aíôn e Anánkê dividiram e ordenaram os elementos primordiais: Skótos (trevas), Melaina (noite), Amara (dia) e Akmôn (luz), que juntos formavam a sustentabilidade do mundo para criar Phánes (consciência).

Os órficos posteriormente descartaram as figuras de Aíôn e Anánkê, e fizeram de Phánes, o primogênito de Hydros e Thesis. 

"[Hómêros representa Ôkeanós e Têthýs como os deuses primordiais da criação, Têthýs neste sentido é Thésis, enquanto que Ôkeanós é Hýdros:] Vou aos confins da generosa terra em uma visita a Ôkeanós, de onde os deuses se levantaram, e Têthýs nossa mãe." – Hómêros, Ilíada.

Também no FANDOM

Wiki aleatória