FANDOM

Map by nicolo zeno 1558

Mapa de Zeno de 1558, com Frislândia e Icária

Icária é uma ilha lendária que aparece em muitos mapas do Atlântico Norte da década de 1560 à década de 1660. Desde que o mapa fraudulento de Nicolò Zeno de 1558 a representou como uma ilha a sudoeste da Islândia, ela apareceu dessa maneira nos mapas por cerca de um século.

Origem Editar

Em 1558, o veneziano Nicolò Zeno escreveu publicou De I Commentarii del Viaggio, segundo o qual teria descoberto em seu sótão um manuscrito e um mapa feito por dois de seus ancestrais, os irmãos venezianos Nicolò e Antonio Zeno, no século XIV. Eles teriam navegado para o oeste do Atlântico Norte e descoberto terras que chamaram de Frislândia, Icária (duas ilhas perto da Groenlândia), Estotilândia (supostamente a América) e Drogio (ilha próxima, talvez a Nova Escócia). Tratava-se certamente de uma fraude, mas em sua época foi amplamente acreditada como uma história verdadeira. O veneziano Giordano Ruscelli publicou uma segunda versão do mapa em 1561.

Icária na ficção Editar

Em sua obra Viagem e aventuras de lorde William Carisdall em Icária (Voyage et aventures de lord William Carisdall en Icarie, de 1840), o socialista utópico Étienne Cabet deu o nome de Icária a uma república imaginária separada do país de Marvols por um braço de mar, sem relação aparente com a Icária dos geógrafos do século XVI.

Icária é uma utopia comunista onde nenhum viajante a negócios é permitido. São aceitos apenas os que querem visitar o país para aprender os princípios de sua sabedoria e difundi-los em suas pátrias. Uma pequena soma, proporcional ao tempo de permanência, precisa ser paga na entrada, mas tudo o mais é gratuito. Não há guardas ou alfândegas em Icária: essas ocupações são consideradas infamantes.

Sua capital, Icara, foi inspirada no que há de melhor na arquitetura do resto do mundo. Estábulos, hospitais, padarias, fábricas e armazéns estão todos na periferia e os habitantes moram no centro, onde as ruas são limpas, amplas e retas. Todas as residências têm sacadas ou balcões e nenhuma tem mais de quatro andares. Cada uma delas tem um jardim e é dever e direito de cada cidadão mantê-lo belo para o bem da cidade.

O governo é comunitário e as leis são feitas pelos cidadãos de acordo com suas necessidades e consciências. A República está encarregada da administração e dos serviços públicos. As famílias são as únicas unidades autônomas.

Cabet advogou um movimento socialista comunitário e cristão para o qual inventou o termo "comunismo", alguns anos mais tarde adotado por Karl Marx, Friedrich Engels e seus partidários. Em 1848, desistiu de reformar a sociedade francesa e liderou um grupo de seguidores para os EUA, onde tentou organizar uma sociedade "icariana". Foram primeiro ao Texas, em seguida a Nauvoo, Illinois, e depois a um lugar recentemente abandonado pelos mórmons, onde fundaram "Icaria, Iowa" (perto da atual Corning, Iowa). Depois de conflitos com a comunidade de Nauvoo, Cabet foi expulso e foi para St. Louis, Missouri em 1855, onde faleceu no ano seguinte. A última colônia icariana em Corning foi dissolvida em 1898.

Referências Editar

  • Frisland, an Italian Fabrication in the North Atlantic [1]
  • Alberto Manguel e Gianni Guadalupi, The Dictionary of Imaginary Places. New York: Harvest, 1987.

Também no FANDOM

Wiki aleatória