FANDOM

Caridad.jpg

Ilitia - Deusa dos Partos e da Infância.

Na Mitologia Grega, Ilitia (em grego: ΕιλείθυιαEileithyia) era a deusa dos partos e gestantes na mitologia grega protetora das mães durante seus períodos de gestação. Era filha de Zeus e Hera e irmã de Hefesto, Ênio, Ares e Hebe, além de ser meia-irmã de vários deuses e semideuses, como Héracles e Hermes, por exemplo. Sua equivalente na mitologia romana é Lucina.

A única que não possui origem latino-europeia em seu nome, ele é proveniente do grego eleutho, que significa "auxílio" ou alívio; sendo considerada a deusa que envia auxilio as mulheres em trabalho de parto.[1]

Seu local de culto mais famoso " A Caverna de Ilítia" encontrada na cidade de Amnisos, no Estado de Cnossos, em Creta.

Supostamente esteve como testemunha no nascimento da deusa Atena feito por seu irmão Hefesto e quando Leto engravidou dos gêmeos Ártemis e Apolo, foi impedida por sua mãe Hera de intervir e abençoar o parto iminente, podendo só fazê-lo com a ajuda de seu pai e de Hermes, que distraíram Hera com sucesso enquanto ela realizava o parto dos gêmeos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória