FANDOM

Hussein.jpg

Imagem devocional moderna de Hussein (Husayn ibn Ali), terceiro imame dos xiitas, morto na batalha de Karbala, 680 d.C.

Imame ou imã (imam, "líder", em árabe) é um título muçulmano de liderança que, entre os sunitas é dado tanto ao condutor das orações em uma mesquita quanto ao califa, que é sucessor de Maomé apenas enquanto líder político.

Já entre os xiitas, o imame é o sucessor de Maomé enquanto líder espiritual da comunidade muçulmana e precisa ser um descendente do Profeta. Supõe-se que está em contato direto com Alá, pode sancionar novas leis e tem a prerrogativa de interpretar o Alcorão e revelar seu significado esotérico, como um governante teocrático. Para os xiitas, só o imame tem o direito de ser califa, ou seja, o líder temporal (político) dos muçulmanos.

Entretanto, o imame da maior comunidade xiita, a dos duodecimanos (Ithna-'Ashariyya em árabe), majoritária no Irã, Iraque e Golfo Pérsico, é uma personalidade oculta, que Alá só revelará no momento propício. Trata-se de Muhammad ibn Hasan, o Mahdi, que teria desaparecido em 874, aos seis anos de idade, quando seu pai foi envenenado, mas teria sido oculto por Alá para um dia voltar e governar todos os crentes.

Já para a comunidade minoritária dos septimanos ou ismaelitas, a linha de sucessão dos imames continua até hoje. Em 1094, dividiram-se em duas seitas rivais, a dos Mustali, que depois se subdividiu e deixou de ter imames vivos, e a dos Nizari, que deu origem aos famosos "assassinos" de Alamūt sob a liderança de Dā'ī Hassan as-Sabbaħ (1034-1124) e cuja linha de sucessão continua até hoje na figura do Aga Khan. O atual e 49º imame naziri é o príncipe Shah Karim Al-Husayni, o Aga Khan IV, que detém o cargo desde 1957.

Outras seitas xiitas tiveram imãs vivos, que governaram teocraticamente seus sectários como pequenos califas no Iêmen e Omã.

Também no FANDOM

Wiki aleatória