Fandom

Fantastipedia

Imame

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Hussein.jpg

Imagem devocional moderna de Hussein (Husayn ibn Ali), terceiro imame dos xiitas, morto na batalha de Karbala, 680 d.C.

Imame ou imã (imam, "líder", em árabe) é um título muçulmano de liderança que, entre os sunitas é dado tanto ao condutor das orações em uma mesquita quanto ao califa, que é sucessor de Maomé apenas enquanto líder político.

Já entre os xiitas, o imame é o sucessor de Maomé enquanto líder espiritual da comunidade muçulmana e precisa ser um descendente do Profeta. Supõe-se que está em contato direto com Alá, pode sancionar novas leis e tem a prerrogativa de interpretar o Alcorão e revelar seu significado esotérico, como um governante teocrático. Para os xiitas, só o imame tem o direito de ser califa, ou seja, o líder temporal (político) dos muçulmanos.

Entretanto, o imame da maior comunidade xiita, a dos duodecimanos (Ithna-'Ashariyya em árabe), majoritária no Irã, Iraque e Golfo Pérsico, é uma personalidade oculta, que Alá só revelará no momento propício. Trata-se de Muhammad ibn Hasan, o Mahdi, que teria desaparecido em 874, aos seis anos de idade, quando seu pai foi envenenado, mas teria sido oculto por Alá para um dia voltar e governar todos os crentes.

Já para a comunidade minoritária dos septimanos ou ismaelitas, a linha de sucessão dos imames continua até hoje. Em 1094, dividiram-se em duas seitas rivais, a dos Mustali, que depois se subdividiu e deixou de ter imames vivos, e a dos Nizari, que deu origem aos famosos "assassinos" de Alamūt sob a liderança de Dā'ī Hassan as-Sabbaħ (1034-1124) e cuja linha de sucessão continua até hoje na figura do Aga Khan. O atual e 49º imame naziri é o príncipe Shah Karim Al-Husayni, o Aga Khan IV, que detém o cargo desde 1957.

Outras seitas xiitas tiveram imãs vivos, que governaram teocraticamente seus sectários como pequenos califas no Iêmen e Omã.

Também no Fandom

Wiki aleatória