Fandom

Fantastipedia

Ithether

857 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Na tradição dos cabilas, habitantes da parte oriental do Marrocos e nas montanhas Djurdjura da Argélia, o búfalo Ithether era o rei e o pai de todos os animais de caça, à exceção do leão, que um dia foi um homem canibal.

Ithether e sua fêmea Thamuatz nasceram do Tlam, espaço escuro que rodeia a terra. Só conheciam a escuridão. Um dia, seguiram um rio, escalaram uma rocha e saíram na superfície. Viram, então, o dia pela primeira vez e enxergaram a luz do mundo. Deixaram, assim, o Tlam e a água.

Apesar do frio que fazia na superfície, estavam tão felizes com a claridade que ficaram naquele novo mundo. Durante sete dias, Thamuatz correu à frente de Ithether que sempre a seguia.

No sétimo dia, a búfala urinou. O búfalo, vendo aquilo, perguntou-a por que ela urinava para trás e ele para a frente. Ithether cheirou Thamuatz. Os dois excitaram-se e ele a cobriu. Após algum tempo, a fêmea engravidou e pariu um filhote: Achimi.

Quando Achimi completou um ano de idade, olhou para a mãe e cheirou-a. Sentiu desejo e tentou cobri-la. Mas Thamuatz já estava novamente prenha e o empurrou para o lado, atacando-o com os chifres. O filhote sentiu medo e fugiu. Correu durante três anos, até chegar à terra dos homens.

Os homens nunca haviam visto um búfalo e logo começaram a caçá-lo. A formiga, então, explica a Achimi que ele pode escolher viver sob a proteção do homem, tendo comida e todo o conforto e sendo adorado. Para isso, viverá somente três, cinco ou sete anos.

Achimi responde que prefere a vida longe dos humanos. A formiga lhe diz que os búfalos possuem uma vantagem que nenhuma outra espécie possui: o direito dos filhos cobrirem a mãe e as irmãs.

O jovem búfalo retorna à terra onde nasceu. Logo encontra a mãe e a irmã, cobrindo as duas. Como sua irmã era muito jovem, deita-se no chão assim que Achimi termina o ato sexual. É por isso que até hoje as búfalas se deitam depois de cobertas.

Ao ver que o filho havia possuído as fêmeas, Ithether ficou furioso. Os dois búfalos lutaram e Achimi, mais forte, saiu vencedor. Seu pai retira-se para a floresta, indo viver nas montanhas rochosas pelo de Häithar.

Ali Itherther Mskin ficou sozinho e sentia muita saudade de sua fêmea. Certo dia, viu uma rocha achatada, com uma depressão. Ithether foi até lá e depositou seu sêmen.

Todas as vezes que a lembrança de Thamuatz o atormentava, ele ia até aquele local e deixava seu sêmen cair. A depressão foi se enchendo. O sol brilhava em todo o seu esplendor. O búfalo desceu para o vale, onde permaneceu durante cincAo meses.

Ali Itherther Mskin retornou à Häithar. Um casal de gazelas e sete pares de animais, sempre macho e fêmea, havia nascido de seu sêmen. O búfalo os alimentou com ervas-daninhas e raízes. Quando ficaram adultos, Ithether os ensinou o que fazer para se reproduzirem. Logo, os animais se multiplicaram e transformaram-se nas criaturas das estepes e florestas.

Esta é, para os cabilas, a origem de todos os animais, com exceção do leão.

A depressão ainda existe hoje. Está localizada em uma parte de Djurdjura acima de Mizane, no território beni burardan. O lugar é chamado de Wuahäithar. Nas proximidades, há um grande número de desenhos antigos de búfalos e homens entalhados nas rochas. Trata-se de um local sagrado para os cabilas, onde realizam sacrifícios e orações.

Referência Editar

  1. Leo Frobenius; Douglas C. Fox. A gênese africana; contos, mitos e lendas da África. São Paulo, Landy Editora, 2005

Também no Fandom

Wiki aleatória