Wikia

Fantastipedia

Jacu

Discussão0
825 pages em
Este wiki
Penelopesuperciliaris
Jacupemba (Penelope superciliaris)
GGarciaAdicionada por GGarcia
Jacugoela
Jacu-goela ou jacu-de-barriga-castanha (Penelope ochrogaster)
IctoonAdicionada por Ictoon

Jacu é o nome popular de aves de um dos gêneros da família dos craciformes, Penelope . No Brasil, ocorrem as seguintes espécies: marail, superciliaris, jacquacu, obscura, pileata, ochrogaster e jacucaca.

São aves de grande porte, podendo atingir 85 cm de comprimento. A cauda e as asas são longas e arredondadas. Pescoço relativamente e cabeça pequena. Os jacus têm um papo vermelho e saliente na zona da garganta. A plumagem é uniforme e escura, em geral preta e com um aspecto escamado. Este efeito é produzido pelas penas do dorso e peito, que são debruadas a branco. Geralmente, têm patas avermelhadas.

Existe uma lenda do povo indígena apinajé -- habitantes do estado do Tocantins -- que explica a cor do papo destes animais.

Contam que, em tempos muito antigos, o fogo pertencia à onça. Os índios, querendo utilizá-lo, foram buscá-lo na cova daquele felino que ficava além dos campos de caça. A tarefa, porém, logo constituiu-se em um problema, pois as brasas, ao caírem pelo caminho, poderiam causar incêndios. Recorreram os indígenas ao auxílio das aves, que ficaram encarregadas de recolhê-las.

O jacu engoliu uma brasa que ficou presa na garganta, e é por isso que essa ave tem um papo vermelho e saliente.

O mutum teve mais sorte. Queimou somente o bico, que ficou vermelho para sempre.

Referência Editar

  1. Olavo Dantas. Sob o céu dos trópicos. Rio de Janeiro, Livraria José Olímpio, sd, p.140-141

Rede da Wikia

Wiki Aleatória