Fandom

Fantastipedia

Keris

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Kerisgrande.jpg

Exemplos de keris

A keris (nas Filipinas, chamada kris ou punal) é um tipo de arma branca que surgiu em Java por volta do século XII e espalhou-se pela Indonésia, Malásia e Filipinas. A maioria das keris não passam de adagas, mas as maiores (50 a 60 cm) podem ser consideradas espadas curtas.

Há muitos estilos diferentes de keris. A lâmina pode ser reta ou ter três ou mais ondulações (sempre um número ímpar). Budistas e hinduístas (hoje só em Bali) dão ao punho a forma de uma estatueta, mas os muçulmanos usam punhos simples ou com decoração abstrata. Nas Filipinas, as keris são maiores e menos decoradas.

Em tempo de paz, os homens costumam usar uma keris. Na guerra, usa-se até três – à esquerda, à direita e atrás – e se combate com duas. Kris longas e retas eram usadas em execuções, com um golpe certeiro no coração.

Acredita-se que o espírito da keris precisa ser regularmente rejuvenescido. Toda quinta-feira, o dono lhe faz oferendas e a banha em fumaça de incenso. Uma vez por ano (para os muçulmanos, no Muharram), a lâmina é lavada ritualmente em warangan (uma solução de suco de lima e arsênico). A keris é em seguida limpa e oleada. Normalmente, apesar dos receios dos ocidentais, não resta arsênico suficiente na lâmina para envenenar uma vítima.

Lendas do Sudeste Asiático associam vários poderes mágicos a certas keris. Um deles pode ser o de matar simplesmente apontando-a para a vítima, magia muito temida, chamada tuju, transferir um fogo de um lugar para outro simplesmente apontando com a adaga, chocalhar para advertir o dono de um perigo ou ameaça iminente.

Também no Fandom

Wiki aleatória