FANDOM

A Mandrágora (planta da família das ervas-mouras) é uma planta cuja raiz, segundo a lenda, ao ser arrancada do solo gritaria (tal como uma pessoa arrancada da cama quentinha)tão alto que mataria a todos que ouvissem. No entanto, valia a penaeste risco, pois ela atribuía poderosas propriedades medicinais e mágicas. A raiz é a parte mais valiosa, tem aproximadamente 1 metro de profundidade, frequentemente bifurcada e com a aparência de um homem com barba comprida ou de uma mulher com uma densa cabeleira. Suas propriedades medicinais variavam, como analgésico e calmante, mas em grande quantidade, poderia causar delírios e até loucura. Era prescrita também para convulsões, melancolia e reumatismo.

Como planta mágica, era usada para exorcizar, afastar o mal quando desidratada e usada como amuleto e para a adivinhação. Dizia-se que crescia sob o solo onde foram enforcados assassinos tendo seu sêmen como semente, e que só deveria ser colhida na Lua Cheia, com uma corda amarrada e puxada a um cão preto.

Também no FANDOM

Wiki aleatória