Medieval-flail-2605g

Mangual de Guerra

O mangual é uma das armas medievais mais assustadoras. Aqueles que tremiam diante de uma delas sempre foram considerados os mais sensatos. É uma arma de concepção única. Possui um cabo de tamanho médio, mais longo do que o de uma espada e mais curto do que o de um martelo. Outra parte é a ponta, em geral, uma esfera metálica com espinhos pontiagudos. O que diferencia o mangual das demais armas é a corrente. A ponta e o cabo ficam ligados por uma parte móvel. Isto eleva consideravelmente o alcance da arma.

A construção de um mangual é simples. O cabo deve ter uma boa pegada. Não necessita da resistência de machados e martelos pois o cabo não absorvera a energia do golpe. A corrente não precisa ser das mais resistentes, mas deve ser bem fixada tanto ao cabo quanto à ponta. A ponta apresenta diversas variantes. Pode ser a tradicional bola com pontas, pode ser um cubo, existem modelos em madeira e até alguns com mais de uma ponta (que naturalmente serão mais leves).

Apesar de ser de construção simples, o mangual não é uma arma facilmente encontrada. A maioria dos exemplares encontrados estavam nas Ilhas Britânicas e na Europa Central.

Existem também relatos de usos no Oriente Próximo, Índia e China.

O golpe de mangual consiste em girar a corrente para ganhar velocidade e só então direcionar o ataque com o cabo sobre o inimigo. É este movimento de girar a ponta que tanto amedronta os oponentes. O golpe é lento, porém seguro. Como a corrente é sempre menor que o cabo, não existe a possibilidade de um golpe errado acertar a mão do próprio atacante. Isto da ao dono uma enorme confiança na arma.

O mangual mostra-se eficiente tanto contra armaduras leves quanto contra pesadas. Ele leva alguma desvantagem contra combatentes experientes que utilizam uma arma secundária. A segunda arma pode ser sacrificada ao se enrolar na corrente do mangual, o que não danifica o mangual, mas o inutiliza até que a corrente seja desenrolada.

Também no FANDOM