Fandom

Fantastipedia

Marassa

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
TheMarasa.jpg

Os Marasa, de Rayman Cayman

Marassa.jpg

As Três Virtudes, sincretizadas com os Marassa Twa

Os Marassa, no Haiti, são loás gêmeos ou trigêmeos, que representam vida abundante. A grosso modo, representam também todos os que nascem em circunstâncias especiais: nascimentos múltiplos, bebês que nascem em posição irregular, com dedos extras, ou empelicados, ou seja, com parte do âmnio envolvendo a cabeça. epresentam também a sacralidade das crianças em geral. Equivalem aos Ibêji iorubás.

São invocados junto com Papa Legba no início de toda cerimônia vodu. São também ligados ao loá Guedê, particularmente preocupado com as crianças. Costumam ser sincretizados, no rito Radá, com os Santos Cosme e Damião. No rito Petrô, são chamados Marassa Twa (trois, três) e sincretizados com a alegoria das Três Virtudes Teologais (Fé, Esperança e Caridade), chamadas "As Três Egípcias".

Gostam de comida - só atendem a pedidos depois de se fartarem de comer - e de brinquedos. Não aceitam folhas e vegetais e até mesmo se ofendem com tais oferendas. São tidos como coléricos, manhosos e dados à birras e em geral só são servidos por aqueles que a eles foram destinados por terem gêmeos na família, o que não lhes deixa alternativa.

Referências Editar

  • Gade Nou Leve Society [1]

Também no Fandom

Wiki aleatória