FANDOM

Masamune.jpg

Katana forjada por Masamune (século XIV)

Goro Nyudo Masamune, que viveu no início do século XIV, foi considerado o maior armeiro da história do Japão.

Diz uma lenda japonesa que, certa vez, o mais rico daimyo do Japão promoveu um concurso nacional de armeiros, no qual os finalistas foram Masamune e Muramasa.

Masamune era um homem bom e honrado. Acreditava que um samurai deveria impor a paz com sua própria presença, sem precisar desembainhar a catana. Acreditava-se que suas espadas traziam serenidade ao seu possuidor.

Já Muramasa, embora também fosse um artesão consumado, era um homem violento. Suas espadas causavam muito dano e derramavam muito sangue.

As catanas dos dois mestres foram mergulhadas verticalmente em um rio para se verificar qual a mais cortante. As folhas que flutuavam para a espada de Muramasa foram belamente cortadas e as metades continuavam a flutuar sem ser perturbadas.

O vencedor foi, porém, Masamune. Sua espada era tão poderosa e afiada que possuía seu próprio ki (espírito). As folhas que flutuavam no rio se desviavam para evitá-la, pois essa espada se recusava a ferir sem necessidade.

As catanas de Masamune eram consideradas nefastas a samurais sanguinários, pois eram forjadas para a paz. Se usadas para o mal, perderiam seu espírito e trairiam intencionalmente seus mestres na batalha. Dizem que o violento daimyo cristão Oda Nobunaga, que no século XVI tentou unificar o Japão, recusou-se a usar uma Masamune que lhe foi presenteada: acreditava que ela acabaria por matá-lo, por não ser digno dela.

Também no FANDOM

Wiki aleatória