FANDOM

Waroftheworlds

Tripods do livro Guerra dos Mundos de H.G. Wells

Um mecha (メカ meka?, abreviatura de mechanical, inglês para mecânico) é um robô gigante (geralmente bípede) controlado por um piloto ou controlador, comuns em algumas obras de ficção científica, mangá e anime. Um mecha geralmente é uma máquina de guerra ou combate com pernas, cujos principais oponentes são monstros gigantes ou outros mechas. Geralmente são construídos em formato antropomórfico (de ser humano) ou de animais.

Considera-se que a primeira aparição de um mecha ocorreu na novela "A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells, na qual os marcianos pilotam naves trípedes similares a muitos mechas atuais.

O conceito de mecha está intimamente relacionado ao de exoesqueletos na ficção científica, que seriam estruturas vestidas por uma pessoa capazes de ampliar seus movimentos ou conferi-la mais força. A diferença é que um exoesqueleto é "vestido" pelo piloto (em volta do corpo e imitando seus movimentos), enquanto um mecha é pilotado por controles ou mentalmente.

Os animês e os mechasEditar

Mecha - imaginary friends studios - Kai Lim

Mecha, por Imaginary Friends Studio

No contexto do anime, também se chama de mecha às produções em que mechas e seus pilotos são os principais personagens. Esse gênero também se tornou popular em séries de ficção científica japonesa, conhecidas como tokusatsu, e levou a produção de grandes linhas de brinquedos inspirados nos mechas.

O público-alvo desses animes são jovens e adultos do sexo masculino, mas há uma grande variedade de histórias sobre mecha abrangendo vários gêneros e estilos. Características comuns do gênero são o combate ao mal, os pilotos de idade adolescente em profusão e o uso de gritos e bordões para controlar os mechas.

O gênero iniciou-se com o mangá Tetsujin 28-go de Mitsuteru Yokoyama em 1956, que foi animado em 1963. Considera-se que popularidade dos mecha, no entanto, começou com o surgimento da série Gundam em 1979, que deu origem a vários programas e séries animadas. Algumas séries de mecha tornaram-se bastante populares por todo o mundo, como Super Sentai, dando origem até a paródias como na série animada Megas XLR.

Jogos EletrônicosEditar

250px-MechWarrior 2 cover

Capa do jogo MechWarrior 2

Vários jogos, tanto em videogames quanto em jogos de computador, contam com a presença de mechas. Considera-se que mechas sejam populares no âmbito dos jogos devido a suas características de força e poder. Alguns jogos de tabuleiro, como Battletech, também giram em torno do universo dos mechas.

Alguns dos principais jogos eletrônicos que incluem mechas são Zone of the Enders (para Playstation 2), Macross , MechWarrior , MechCommander e Earthsiege. Os jogos de RPG Xenogears, Front Mission e os jogos da série Xenosaga têm em suas histórias os mechas, fazendo com que estes jogos lembrem um pouco os animes.

CinemaEditar

Alguns filmes, geralmente versões em? longa-metragem? de animes do gênero, lidam com mechas em sua história e os têm como personagens. O filme Alien - O resgate, de James Cameron, é um exemplo. O diretor voltou a usá-los em seu outro filme de ficção científica Avatar. Os mechas no cinema também aparecem com destaque na trilogia Matrix, e há um mecha alienígena no filme Distrito 9.

Distrito-9-02-550x297

Cena do filme Distrito 9

Os mechas também são citados (como? meca) em? Inteligência Artificial, um filme de? Steven Spielberg, embora em outro contexto: a palavra meca é usada para descrever? androides, em oposição a seres orgânicos (orga).

Mechas específicos na mídiaEditar

Pic-main

Gundam

Também no FANDOM

Wiki aleatória