FANDOM

Melusine.png

Melusina em livro de 1500

Melusina, Melusine ou Mélisande é o nome de uma personagem das lendas da França medieval, nelas descrita como tendo a cabeça e torso de uma bela jovem, asas de dragão e a metade inferior do corpo de uma serpente gigante. Na heráldica francesa e britânica, porém, Melusina é freqüentemente representada como uma sereia de cauda dupla.

A lenda era já bem conhecida na França quando foi escrita por Jean d'Aras em 1387 [1]. Melusina era filha de uma fada das fontes chamada Pressina e de um rei mortal, Elinus da Albânia (Escócia). Quando os dois se casaram, a fada exigiu que ele nunca a visse no momento do parto, mas ele quebrou a promessa. A esposa e suas três filhas, Melusina, Melior e Platina, o abandonaram e retornaram à corte das fadas.

Melusine.gif

Melusina (representação heráldica)

Quando essas filhas assumiram seus plenos poderes sobrenaturais, vigaram-se do pai prendendo-o para sempre em uma caverna da Nortúmbria (norte da Inglaterra). Pressina, a mãe, ao descobrir o que elas haviam feito, amaldiçoou-as. Melusina seria transformada em uma serpente d'água da cintura aos pés, uma vez por semana. Jamais experimentaria o amor até que encontrasse alguém que concordasse em não vê-la nesse dia. Se essa promessa fosse quebrada, ela seria condenada a existir para sempre nessa forma horrenda.

Melusina conheceu o Conde Raymond de Poitou e casou-se com ele, que lhe construiu o castelo de Lusignan. A maioria de seus filhos nasceram com alguma deformação, como dentes exageradamente grandes, mas os dois últimos foram normais. O conde, então, quebrou a promessa. Melusina saltou das torres do castelo para a eternidade como uma mulher-serpente alada e deixou para trás os filhos, dos quais supostamente descenderam os ancestrais da monarquia francesa.

Referências Editar

  1. Carol Rose, Giants, Monsters & Dragons, New York: Norton, 2001

Também no FANDOM

Wiki aleatória