FANDOM

Murucututu

Murucututu (Pulsatrix perspicillata)

O murucututu ou murucutu (Pulsatrix perspicillata) é uma espécie de ave estrigiforme pertencente à família Strigidae. É uma coruja de grande porte que atinge cerca de 48 cm de comprimento. Sua característica mais marcante é uma faixa branca que se estende desde a sobrancelha até a lateral do bico, num desenho que lembra a letra X. Alimenta-se de pequenos roedores, artrópodes e mamíferos. Nidifica geralmente em cavidades de árvores, pondo apenas dois ovos.

O nome murucututu é uma onomatopéia de seu canto, um chamado grave, longo e um pouco descendente. Também é conhecida pelos nomes de coruja-do-mato, corujão, corujão-orelhudo, mocho-mateiro e coruja-de-garganta-preta.

No folclore brasileiro, está presente em uma conhecida cantiga de ninar:

Murucututu
Da beira do telhado
Leva este menino
Que não quer ficar calado

Osvaldo Orico, em Vocabulário de crendices amazônicas, rememora a presença da ave em seus dias de criança:

"Em minha infância, ouvi muitas vezes repetida esta quadrinha e ainda me recordo de haver fechado os olhos mansamente, ao afago desses solfejos, que me ficaram na memória como uma nota viva do passado. Hoje, fitando o murucututu, vejo nessa coruja um olhar de sibilia, que parece estar profundo, contemplativo, que lhe dá um ar taciturno de pitonisa engaiolada."

Alguns acreditam ser ave agoureira.

Referências Editar

  1. Luís da Câmara Cascudo. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro, 1954
  2. Osvaldo Orico. Mitos ameríndios e crendices amazônicas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira; Brasília, Instituto Nacional do Livro, 1975 (Retratos do Brasil, 93), p.225

Também no FANDOM

Wiki aleatória