FANDOM

Sociedade Secreta (segundo seus membros apenas "discreta") tida por "sucessora" da misteriosa "ORDEM DA SARÇA ARDENTE" .

A “ORDEM DA SARÇA ARDENTE” foi uma Sociedade secreta, de objetivos desconhecidos, que reunía maçons espíritas (ou espíritas maçons) na região norte (e talvez também nordeste) do Brasil , durante a primeira fase da República Brasileira. Seu emblema trazia a representação de uma Acácia amarela (árvore ligada à simbologia maçônica) sobre a qual se enroscava uma videira (planta ligada à simbologia espírita/kardecista, em razão do desenho supostamente manuscrito pelos espíritos na ocasião da primeira publicação de LE LIVRE DES ESPIRITS, original em francês de O LIVRO DOS ESPÍRITOS de ALLAN KARDEC.).

A existência e actividades desta sociedade secreta foram registradas durante a primeira metade do século XX no Estado do Pará, não havendo registros posteriores exceto por rumores de que teria sido “dissolvida” ainda na década de 1930-1940 .

Essa supostamente extinta “ORDEM DA SARÇA ARDENTE” é considerada por alguns estudiosos da história do ocultismo no Brasil como sendo precursora de uma outra sociedade secreta, extemporânea, chamada “ORDEM DA JUREMATAIA”, descrita como “ordem Iniciática, alquímica e sacerdotal”, e que foi fundada na Chapada Diamantina, Bahia, na segunda metade do século passado.

A “ORDEM DA JUREMATAIA” adotou emblema muito semelhante ao da “ORDEM DA SARÇA ARDENTE”, onde a Acácia-Amarela maçõnica foi substituída por uma JUREMEIRA (acácia dos sertões nordestinos), e a VIDEIRA substituída por uma vinha de MARACUJAZEIRO (liana nativa dos sertões brasileiros). Sem falar que a própria palavra “JUREMATAIA” pode ser etimologicamente relacionada à palavra “SARÇA-ARDENTE” , através do TUPI.

Segundo alguns relatos contemporâneos, o suposto fundador da Ordem da Juremataia, conhecido por “MESTRE JANUÁRIO” seria de origem paraense e teria sido Grão-Mestre da antiga Ordem da Sarça Ardente (antes da dissolução da mesma em meados do século passado) vindo a se mudar , acompanhado de sua família, para a região nordeste do Brasil a serviço do antigo SPI (Serviço de Proteção aos Índios). Teria fundado a “ORDEM DA JUREMATAIA” após aposentar-se do seu trabalho como indigenista, período durante o qual teria sido iniciado no chamado “Adjunto da Jurema”, espécie de maçonaria indígena nordestina.

Segundo se conta, da mesma forma que acontece na maçonaria ( dita “salomônica”) a origem remota dessa Ordem é atribuída por seus membros ao (lendário?) Rei Salomão. Mas segundo relatos, “Mestre Januário” - antes de fundar a “ORDEM DA JUREMATAIA”- teria se afastado tanto da maçonaria regular quanto do espiritismo kardecista, tendo se filiado a uma corrente mística/esotérica, de natureza teosófica, florescente na Bahia durante meados do século XX, a qual o teria influenciado decisivamente na fundação da “ORDEM DA JUREMATAIA”.

Parte das doutrinas, rituais e atividades operativas da Ordem da Juremataia vieram á Público neste século através de publicações do chamado (novo) “ADJUNTO DA JUREMA”, o qual apresenta-se como “Ordem Adjunta sob os auspícios da ORDEM DA JUREMATAIA”, englobando os chamados graus “simbólicos” ou “alquímicos” da Iniciação na Ordem.

Os referidos graus "alquímicos" seriam os de "aspirante", "neófito" (aprendiz), "juremeiro" (companheiro), "juremado" (mestre) e coroado. Os graus "superiores" (mais adequadamente chamados "internos" ou "sacerdotais") da Ordem integrariam a chamada "Coroa Astral da Ordem da Juremataia", de ordenação sacerdotal/ministerial, composta pelos Coroados "iniciadores", "mentores", "feitores" e "reitores" da Ordem. A autoridade maior seria exercida pelo "Grão Mestre" da Ordem e seu colegiado denominado o "Conselho dos Quatro Coroados" .

Característica peculiar das suas práticas espirituais e rituais, denominadas "AYOKÁ", é a ingestão de bebidas ritualmente preparadas e servidas aos participantes, feitas principalmente à base das ervas "JUREMA" e "MARACUJÁ" , às quais são atribuídas virtudes "ENTEÓGENAS"; Enteógeno é um neologismo usado para designar um preparado ou substância química, normalmente de origem vegetal, que é ingerido para produzir um estado de consciência não-ordinária com finalidades religiosas ou espirituais.

Diz-se que esta misteriosa Ordem encontra-se espiritualmente e karmicamente vinculada ao povo e à terra da Bacia do Rio São Francisco, sendo sua sede (chamada de "Alto-do-Espinhaço") localizada na Bahia, sobre a Cordilheira do Espinhaço, na Serra das Almas, aos pés da qual nasce um dos principais afluentes do Velho Chico, e onde se localiza o segundo ponto mais alto do nordeste

Também no FANDOM

Wiki aleatória