Fandom

Fantastipedia

Ordens Militares

857 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

ARTIGO EM EDIÇÃO

As ordens militares surgiram da necessidade de tornar permanente a mobilização cruzadística no Ocidente e representaram a conversão de grande parte do mundo cavaleiresco. Diversas ordens religiosas de cunho militar surgiram nesse ínterim.

Cavaleiros Templários Editar

Ordem cristo.gif

Cruz de Cristo ou dos Templários

A ordem dos Templários originou-se de uma confraria de guerreiros e aristocratas das regiões da Borgonha e da Campanha, formada na primeira metade do século XII. Com a aceitação de sua regra em 1218, tornou-se uma ordem religiosa autêntica, trocando o nome de pauperes milites Christi (soldados pobres de Cristo) pelo nome de “Templários”, pois alojaram-se perto do Templo de Salomão em Jerusalém. Dissolveu-se em 1312, devido a uma sucessão de escândalos envolvendo a ordem e a inimizade desta com Filipe IV da França, que almejava as suas riquezas.

Cavaleiros Hospitalários Editar

Ordem malta.png

Cruz de Malta ou dos Hospitalários

Também ligadas às guerras na Terra Santa foram as duas ordens de cavaleiros Hospitalários. A de São João de Jerusalém era dedicada, sobretudo, a dar assistência aos peregrinos, sobreviveu a expulsão dos cruzados da Terra Santa no final do século XIII, tomando outro nome – ordem de Malta, com o qual sobrevive até hoje – e movendo uma guerra marítima contra o Islão.

Cavaleiros Teutônicos Editar

Armsofhochmeister.jpg

Cruz da Ordem Teutônica

Já a ordem de Santa Maria era exclusiva dos cavaleiros germânicos, sendo também chamada de ordem Teutônica, e prosseguiu no Norte da Europa até a Reforma Protestante, quando foi laicizada, na sua maior parte. Suas terras deram origem ao Ducado da Prússia, depois elevado a reino.

Os remanescentes da ordem no sul da Alemanha permaneceram, porém, fiéis ao catolicismo e são conhecidos, ainda hoje, como "Ordem Imperial dos Cavaleiros Teutônicos do Hospital de Santa Maria em Jerusalém" (Ordo domus Sancte Marie Theutonicorum Ierosolimitanorum)

Ordens de Cavalaria Ibéricas Editar

Ordem avis.gif

Cruz da Ordem de Avis

Minha cadelinha já jogo um jogo que não lembro o nome...axo que era para de ler essa coisa que to escrevendo

Também no Fandom

Wiki aleatória