Fandom

Fantastipedia

Panes

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
GaiaPanes.jpg

Gaia ergue-se do solo, rodeada por Pãs dançarinos. Skyphos ático, cerca de 450 a.C.

Os pãs ou panes eram daimones rústicos das montanhas, dos pastos e dos rebanhos de ovelhas e cabras que pastavam nessas terras.

Eram representados ora como homens com cabeça e cauda de bode (às vezes também pés), ora com rosto humano de orelhas pontudas, chifres, barbicha, nariz achatado e pés de bode, semelhantes aos faunos latinos. Como espíritos lascivos da fertilidade, tinham órgãos sexuais superdesenvolvidos, freqüentemente representados com membros eretos [1].

Podem ser vistos como a multiplicação do deus árcade Pã. Estavam freqüentemente associados com os sátiros que, entretanto, eram representados com cauda e orelhas de asno.

Entre os panes contam-se Egipã, que ajudou Zeus em suas batalhas contra o monstro Tifão e foi posto entre as estrelas como a constelação do Capricórnio, Agreu, deus da caça e da profecia rústica, Nômio, deus dos pastos e dos pastores, Pã Sibário, nascido de um pastor e uma de suas cabras e os Pânidas, doze filhos do deus Pã.

Veja também Editar

Egipã

Faunos

Paniscos

Sátiros

Referências Editar

  1. Theoi (Panes) [1]

Também no Fandom

Wiki aleatória