Fandom

Fantastipedia

Pegéias

855páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Hylas and the Nymphs.jpg

Hilas e as Ninfas, de John William Waterhouse (1896)

As pegéias (do grego pêgê, "nascente" ou "manancial") são náiades que habitam as nascentes. Um grupo delas foi responsável pelo rapto de Hilas.

Quando os Argonautas, entre os quais estavam Héracles e seu companheiro Hilas, fizeram uma escala na Mísia, o semideus, que quebrara o remo, tal a força com que feria as águas, dirigiu-se a uma floresta para preparar outro. O belíssimo Hilas se afastou também para procurar água para o almoço e não voltou. É que, tendo-se aproximado de uma nascente, as pegéias, extasiadas com a beleza do jovem, arrastaram-no para as profundezas das águas.

Polifemo, um dos argonautas, tendo-lhe ouvido os gritos, correu em seu auxílio. Encontrando Héracles, que retornava da floresta, ambos se puseram a procurar o jovem. Durante a noite inteira procuraram nos bosques e, pela manhã, quando a nau Argo partiu, os dois não estavam a bordo e, por isso, deixaram de participar da conquista do Velocino de Ouro. Polifemo fundou nas vizinhanças a cidade de Cios e Héracles, antes de retornar às suas tarefas, permanceu alguns dias no local. Desconfiado de que os mísios haviam-lhe raptado o companheiro, exigiu-lhes reféns e obrigou-os a procurá-los. Tal fato explicava, na Mísia, a procissão anual em que os sacerdotes, escalando as montanhas vizinhas, gritavam três vezes o nome de Hilas.

Outras pegéias foram Cassótis, que vivia na fonte do mesmo nome, dedicada a Apolo, no Oráculo de Delfos e Albúnea, que vivia na fonte sulfurosa perto de Tivoli, na Itália.

Veja também Editar

Crinéias

Náiades

Ninfas

Também no Fandom

Wikia aleatória