Wikia

Fantastipedia

Peixe-frito

Discussão0
829 pages em
Este wiki
Dromoccyx
Peixe-frito-verdadeiro (Dromococcyx phasianellus)
IctoonAdicionada por Ictoon
Pavoninus
Peixe-frito-pavonino (Dromococcyx pavoninus). Foto de Bradley Davis (2008)
IctoonAdicionada por Ictoon

Peixe-frito ou Saci-faisão é uma designação popular de algumas aves cuculiformes, da família dos cuculídeos, especialmente as duas espécies do gênero Dromococcyx encontradas em várias regiões florestais da América do Sul; são parasitas e seus ovos são encontrados em ninhos de tiranídeos e de formicariídeos[1].

São o peixe-frito verdadeiro ou saci-faisão (Dromococcyx phasianellus), conhecido no Paraguai e Argentina como o yasiyateré grande e em inglês como pheasant cuckoo[2]; e o peixe-frito-pavonino (Dromococcyx pavoninus), que nos países vizinhos é o yasiyateré chico e em inglês é pavonino cuckoo[3].

Entre as populações de origem guarani dos países vizinhos, a ave está associada ao mito do Yasi Yateré, análogo ao nosso Saci.

Na Bahia, o nome de peixe-frito é dado ao matinta-pereira ou saci (Tapera naevia)[4].

Peixe-frito verdadeiro Editar

É encontrado na Argentina, Belize, Bolivia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. Seu habítat natural abrange pântanos e florestas úmidas e secas, tropicais e subtropicais. Tem cerca de 35 cm de comprimento, incluindo a longa cauda.

É ave considerada rara, mas a dificuldade de observação, devido ao comportamento esquivo, deixa dúvidas sobre seu nível populacional real.

Vive solitário no interior das matas ribeirinhas e mata seca, usando a parte baixa das árvores e arbustos. Alimenta-se de insetos e pequenos vertebrados. Como no caso do matinta-pereira ou saci, em geral é mais escutado do que visto. O canto é parecido e entendido como dizendo “peixe-frito”.

Igualmente, é um parasita de ninhos. Apesar de ser maior do que o matinta-pereira, procura hospedeiros de pequeno porte. As espécies parasitadas são aves com ninho aberto ou todo fechado, construídos no interior ou na borda da mata.

A plumagem da ave adulta é marrom escuro nas costas e cauda, com finas bordas claras ou marrons nas penas das costas. Cauda negra, com pontas brancas. A cabeça é relativamente pequena, com um topete marrom escuro e listra branca atrás do olho. O bico é fino e longo, escuro. Barriga branca, mesma cor do peito, o qual possui um rajado escuro.[5]

Peixe-frito pavonino Editar

É encontrado na Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Venezuela. Seus hábitats naturais são florestas úmidas tropicais ou subtropicais de terras baixas e montanhas. É considerado uma espécie ameaçada.

Notas Editar

  1. Dicionário Houaiss
  2. Wiki Aves:Peixe-frito-verdadeiro [1]
  3. Wiki Aves:Peixe-frito-pavonino[2]
  4. Dicionário Houaiss
  5. Guia das Aves do Pantanal: Peixe-frito [3]

Rede da Wikia

Wiki Aleatória