FANDOM

Na mitologia grega Penia era a Daimon que personificava a pobreza e a necessidade, sendo portando odiada e marginada por todos os homens.

Era companheira de Amekhania (o desamparo) e Ptokhenia (a mendicidade), sendo lógicamente suas Daimones opostas Plouto (a riqueza) e Euthenia (a prosperidade).

A única filiação que se conhece a dariam os órficos, que diziam que nasceu da protogênica Thesis, dando a entender, pois, a antigüidade da pobreza.

Quando nasceu Afrodite, os deuses banquetearam, e entre eles estava Poros, filho de Métis. Depois de terem comido, chegou Penia para mendigar, porque tinha sido um grande banquete, e ela estava perto da porta. Aconteceu que Poros, embriagado de néctar, dado que ainda não havia vinho, entrou nos jardins de Zeus e, pesado como estava, adormeceu. Penia, então, pela carência em que se encontrava de tudo o que tem Poros, e cogitando ter um filho de Poros, dormiu com ele e concebeu Eros. Por isso, Eros tornou-se seguidor e ministro de Afrodite, porque foi gerado durante as suas festas natalícias; e também era por natureza amante da beleza, porque Afrodite também era bela. Em muitas ocasiões se reveste de pobreza e vaga pelas ruas. Como seu pai, atenta contra a riqueza e o bem estar, fazendo com que os homens pelejem uns contra os outros.

Também no FANDOM

Wiki aleatória