FANDOM

Phanes.gif

Physis

Na mitologia grega,
Phýsis (em grego Φυσις, “natureza”) também podia ser chamada de Prôtogéneia (Πρωτογενεια, “a primeira”), era a divindade primordial da natureza e um dos primeiros seres a surgir no principio dos tempos. Os romanos a chamavam Natura.

Era filha de Hýdros e Thésis, surgiu da lama que se formou após a união desses dois deuses, Phýsis então se uniu à seu pai Hýdros e gerou um ovo, do qual saíram Aíôn (eternidade) e Anánkê (necessidade). Estes dois por sua vez deram início á ordem no universo, o Kósmos.

Atribuíam-lhes, ambos os sexos, e em ocasiões a identificavam com Gaía (a mãe terra), com Érôs (o desejo sexual) ou com Phánes (consciência) e Thésis (criação).

PHÝSIS, DEUSA DA NATUREZA

"Para Phýsis (natureza), Fumigação de Aromáticos: Phýsismãe de todos, antiga e divina, ó mãe de muitos mecanismos, a arte é tua, celestial, abundante, venerável rainha, vista em todas as partes dos teus domínios. Indomável, que a todos domina, luz sempre esplêndida, que a todos governa, honrada, e extremamente brilhante. Imortal, Prôtogéneia (primogênica), sempre imutável, noturna, estrelada, radiante, poderosa dama. Teus pés ainda traçam um curso circular, mudados por ti, com incessante força. Ornamento puro de todos os poderes divinos, finita e infinitamente, igualmente você brilha, para todas as coisas comuns e para todas as coisas conhecidas, ainda incomunicáveis ​​e solitária. Sem um pai de tua maravilhosa estrutura, pai de ti mesma, de onde veio a tua essência, misturada,totalmente florescente, extremamente sábia, e laço conector da terra e do céu. Líder, rainha doadora da vida, de variados nomes, de gracioso comando e famosa beleza. Justa, suprema em poder, cuja influência, em geral, as águas das profundezas inquietas obedecem. Etérea, terrena, para o piedoso, feliz, para o bem, doce, mas para o mal, amarga: toda sábia, toda generosa, providente, divina, o rico aumento do alimento é teu, para o amadurecimento do que quer que possa surgir, a decadência e a dissolução trazes. Pai de todos, grande nutriz, e mãe amável, abundante, abençoada, de mente totalmente espermática: madura, impetuosa, de cujas sementes férteis e mão maleáveis esta mudança de cena procede. Poderosa mãe de todos, um visível impulso vital, eterna, móvel, rainha totalmente sagaz. Por ti o mundo, cujas partes em rápido fluxo, assim como velozes fluxos descendentes, nenhuma trégua conhecem, em uma engrenagem eterna,com um curso constante, girando com incomparável, com incansável força. Entronizada em um carro circular, tua mão poderosa mantém e dirige as rédeas do amplo comando: De variadas essências, honrada e de melhor julgamento, também, o fim geral e o teste. Intrépida, fatal, dama que a todos subjuga, a vida eterna, o destino (Aisa), o fôlego ardente. Imortal providência, o mundo é teu, e tu és todas as coisas, a arquiteta divina. Ó, bendita Deusa, ouça a oração dos suplicantes e tornas tuas vidas futuras e teus cuidados constantes, dando estações de fartura e riqueza suficientes, e coroa os nossos dias com paz e saúde duradouras".

Também no FANDOM

Wiki aleatória