Wikia

Fantastipedia

Plêiades

Discussão0
825 pages em
Este wiki
Pleiades Elihu Vedder
As Plêiades, de Elihu Vedder (1885)
IctoonAdicionada por Ictoon
Pleiades-map
O aglomerado estelar das Plêiades
IctoonAdicionada por Ictoon

As plêiades (em grego, Πλειάδες, pleiádes), eram as sete filhas do titã Atlas e da oceânide Plêione, nascidas no monte Cilene e irmãs de Calipso, das Híades e das Hespérides. Seu nome, como o de sua mãe, deriva do grego πλεῖν, pleîn, "navegar", porque o aglomerado estelar das Plêiades é visível na noite do Mediterrâneo durante o verão, do meio de maio ao início de novembro, período que coincide com a estação da navegação na Antiguidade.

Originalmente ninfas oréades, as plêiades fizeram parte do cortejo de Ártemis e, junto com as Híades, eram chamadas também de Atlântidas, Dodônidas ou Nisíadas, as ninfas que foram amas e mestras do pequeno Dioniso.

Depois que Atlas foi obrigado a suportar os céus em seus ombros, Órion começou a perseguir as plêiades. Zeus, agradecido pelos cuidados a Dioniso, transformou-os primeiro em pombas, para permitir que fugissem, mas como o caçador continuasse em seu encalço, acabou por transformá-las novamente em estrelas. Por isso, no céu, a constelação de Órion parece perseguir as Plêiades.

No aglomerado estelar, seis das estrelas são claramente visíveis, enquanto a sétima, Mérope, é mais apagada - segundo o mito, está envergonhada porque enquanto todas as irmãs foram amantes de deuses, Mérope foi amada por um simples mortal.

As sete plêiades são:

  1. Maia (nutriz) - a mais velha, amante de Zeus, foi mãe de Hermes
  2. Electra (ilustre) - amante de Zeus, foi mãe de Dárdano e Iásion
  3. Taígete (profeta) - amante de Zeus, foi mãe de Lacedêmon
  4. Alcione (força)- amante de Poseidon, foi mãe de Hirieu
  5. Celeno (misterio)- amante de Poseidon, foi mãe de Lico e Euripilo
  6. Astérope (brilho) - amante de Ares, foi mãe de Enôamo
  7. Mérope (saber)- casou-se com o mortal Sísifo e foi mãe de Glauco

Rede da Wikia

Wiki Aleatória