Fandom

Fantastipedia

Potâmidas

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Syrinx.jpg

Sírinx, de Arthur Hacker (1892)

Na mitologia grega, as Potâmides (do grego potamos, que significa rio) são as náiades associadas aos rios, freqüentemente filhas dos deuses-rios. Entre as mais conhecidas estão Dafne ("loureiro"), transformada em loureiro para escapar da perseguição de Apolo e Sírinx ("flauta"), transformada em caniço para escapar do deus .

Citam-se muitas dessas ninfas, tais como:

  • Aisépides - filhas do rio Aisepo, perto de Tróia.
  • Amnisíades - do deus-rio Amnisos, na ilha de Creta. Faziam parte do cortejo de Ártemis.
  • Anigrides - do deus-rio Anigros, na Élide. Suas fontes tinham a reputação de curar doenças da pele:psíanasa e telxinõe.
  • Aquelóides - do deus-rio Aquelôo ou Aquelau, na Etólia: Calírroe, Castália, Pirene e Dirce.
  • Asópides - doze ou vinte filhas do deus-rio Asopo, na Beócia, em união com a ninfa Métope, todas raptadas por deuses: Egina, Tebe, Platea, Eubeo, Córcira, Salamina, Sinope, Téspia, Tanagra, Antíope, Asópis, Cálcis, Harpina, Ismene, Ornia, Cleone, Hipseo, Nemea, Tebas e Éroe.
  • Asteriônides - três filhas do deus-rio Astérion, em Argos, conhecidas como amas da deusa Hera:acréia,prosimna e eubóia.
  • Cefísides- do deus-rio Céfiso, na Beócia: Deino, Dercertis, Lilaea, Dáulis, Melaina, Tia, Diogenéia, Eteocles, Castália, Melia, Corícia e Midea.
  • Cidnidas - deus-rio Cidnos, na Cilícia. Juntaram-se a Dioniso em sua guerra contra os indianos:komaetho,pisídice e leucófria.
  • Cocítias - do deus-rio Cocito, no submundo:minta,leuce,dafnís.
  • Delíades - do deus-rio Inopo, na ilha de Delos.
  • Egeides - do deus-rio Egeu, da mítica terra dos Feácios:samia,seriphia,paréia,rodes.
  • Erasínides - do deus-rio Erasino, em Argos. Formavam o cortejo da deusa ou ninfa Britomártis:biza,maira,anquiro e mélite.
  • Esperqueides - filhas do deus-rio Esperqueu (na Mális, sul da Tessália) e da ninfa Deino: Lótis, Idotéia,diopatre e Otreis.
  • Faseides - do deus-rio Fásis, na Cólquida:asteródia,crisopélia e laodãmia.
  • Hidáspides - do deus-rio Hidaspes, (Vitastā em sânscrito, atual rio Jhelum, na Caxemira e Punjab), amas do deus Zagreu.
  • Ináquides - do deus-rio Ínaco, no Peloponeso: Micene, Amimone, Hispéria, Foroneus, Io, Argia, Aegialeus e Messeis.
  • Iônides - do deus-rio Cítero, na Élide. Suas fontes tinham a reputação de curar dores:califéia,sinalésis,pegéia e yasis.
  • Ladônides - do deus-rio Ladon em união com a ninfa Estínfale: Métope, Dafne, Têmis, Telpusa e Sírinx.
  • Lâmides - do deus-rio Lamos, na Cilícia. Foram as amas de Dioniso e estiveram entre as primeiras a se integrar em seu cortejo como mênades.
  • Ninfeides - do deus-rio Ninfeu, na Paflagônia:hésperia e astérope.
  • Pactólides - do deus-rio Pactolo, na Lídia.
  • Rindácides - do deus-rio Ríndaco, na Mísia.
  • Tessálides, - filhas do deus-rio Peneu (da Tessália) e da náiade Creúsa: Orseis, Dafne, Menipe, Cipseis, Stilbe, Cleocaréia e Ífis.
Camoes.jpg

Camões e as Tágides, de Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929)

Contam-se ainda as ninfas do rio Eurotas: Piatre, Tiasa, Peribóia, Esparte, Batéia e Tera. Por razões desconhecidas, os rios do sul do Peloponeso (Lacônia e Messênia), que estiveram sob o domínio da cidade-estado de Esparta, não foram personificados como deuses no mito e na literatura gregas. Eurotas é tido como um humano, o primeiro rei da Lacônia.

As Tágides são as ninfas do rio Tejo, citadas por Luís de Camões, em Os Lusíadas como suas inspiradoras e compatriotas, em substituição às antigas musas gregas. Os nomes de Cléia, Pirene, Anobredi, Tiro e Nedas foram dados por outros autores.

Também no Fandom

Wiki aleatória