Fandom

Fantastipedia

Sabre

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

O sabre é uma espada de um só gume, geralmente de lâmina mais ou menos curva. Destinou-se principalmente ao uso militar, principalmente na cavalaria e na marinha, embora tenha sido também usado em duelos e, modernamente, também em uma modalidade de esgrima esportiva.

Ante as rapieiras e espadas modernas, das quais é contemporâneo, o sabre é uma arma relativamente grosseira, concebida para combates bruscos e violentos entre soldados (principalmente cavaleiros a galope) e marujos sem grandes conhecimentos de esgrima, não para duelos sutis entre especialistas. Por isso, é uma espada pouco "equilibrada" - seu centro de gravidade não fica próximo da empunhadura, como seria desejável para o máximo de manobrabilidade, mas mais à frente na lâmina, para permitir um golpe mais potente.

Muitas variantes do sabre foram usadas. Estes são apenas alguns exemplos:

Sabrepesado.jpg

Sabre pesado da Guarda Imperial de D. Pedro II

  • Sabre pesado (broadsword, ou heavy cavalry saber, em inglês) - arma típica da cavalaria pesada (com couraça) no final do século XVIII e início do século XIX, também conhecida (nos EUA) como wristbreaker (”quebra-pulsos”). Quando armaduras caíram definitivamente em desuso, por volta de 1840, foi abandonado pelo sabre leve, salvo para alguns usos cerimoniais - como, por exemplo, na Guarda Imperial do Brasil de D. Pedro II. Tipicamente, estes sabres pesavam em torno de 2 kg e tinham 1 metro de comprimento total.
Sabrenapoleonico.jpg

Sabre leve da cavalaria napoleônica

  • Sabre leve (light cavalry saber, em inglês) - arma típica da cavalaria ligeira (sem couraça) do início do século XIX até, pelo menos, o início do século XX - e em alguns exércitos mais tradicionalistas, até a II Guerra Mundial. O peso girava normalmente em torno de 1 kg (1,35 kg, no máximo), com comprimento total de 90 cm a 1 metro.
Sabreabordagem.jpg

Sabre de abordagem ou cutlass

  • Sabre de abordagem (cutlass, em inglês) - arma tipicamente naval, mais curta (para evitar embaraçar-se com as cordas onipresentes nos navios a vela) e, de preferência, com punho de latão, resistente à maresia. Foi usado do século XVII – inclusive por piratas – até as primeiras décadas do século XIX, quando a abordagem deixou de ser uma tática usual, mas continuou a fazer parte do uniforme de gala dos oficiais navais. O peso girava em torno de 900 gramas, com comprimento total em torno de 75 centímetros.
Rabodegalo.jpg

Sabre rabo-de-galo

  • Sabre rabo-de-galo - essa variante mais curva que o normal, de origem ibérica, era muito usada no sul do Brasil durante a primeira metade do século XIX - na Guerra dos Farrapos, por exemplo. Dada sua curvatura extrema, é praticamente inútil na esgrima: só serve para dar cutiladas a cavalo. Comprimento total (medido em linha reta) em torno de 83 cm, massa de 1 kg.
Sabrebaioneta.jpg

Sabre-baioneta

  • Sabre-baioneta (sword-bayonet, em inglês) - com desenho baseado na iatagã turca, foi usado no século XIX como meio-termo entre um sabre e uma baioneta simples, quando ainda se julgava indispensável que os soldados tivessem uma arma que pudesse ser usada como espada. Podia ser fixada em um fuzil (como o francês Chassepot 1866) ou separada e usada como sabre ou terçado. Foi substituída pela baioneta comum. Comprimento total em torno de 70 cm, massa de 600 gramas.
Sabreduelo.jpg

Sabre de duelo

  • Sabre de duelo (duelling saber, em inglês) - foi usado a partir de 1840, como arma de duelo entre cavalheiros (principalmente na Itália e Hungria) e às vezes, também, como arma de defesa pessoal. Comprimento total em torno de 88 cm, massa de 900 gramas.
Sabreesgrima.jpg

Sabre de esgrima

  • Sabre de esgrima - (sabre, em inglês e francês) é a versão esportiva do sabre de duelo. Nessa modalidade de esgrima, é o golpe com a lâmina que conta pontos, ao contrário do que ocorre com a espada e o florete, nos quais só contam as estocadas. Atualmente, o comprimento é padronizado em 1,05 m e o peso em 500 gramas.

Veja também Editar

Terçado

Sashqa

Dusägge

Dao

Dadao

Jiuhuandao

Liuyedao

Nandao

Yanlingdao

Também no Fandom

Wiki aleatória