FANDOM

O Sal de Cozinha é uma substância com várias utilidades no cotidiano humano como conservante de alimentos, tempero, manufatura de papel, produção de sabão e detergentes, para dissolver o gelo do inverno nas estradas, e muito mais. Por ter todas essas qualidades e ser muito difícil de obtê-lo sem a industrialização, o sal era extremamente valioso e caro. Foi daí que surgiu a palavra salário, de salarium.

O sal está presente em rituais religiosos de diversas épocas e civilizações. Foi usado por gregos, romanos, asiáticos e árabes. Nas crenças populares, ele é um ingrediente obrigatório para afastar energias negativas e mau-olhado. Em várias culturas, acredita-se que o sal tem o poder de afastar espíritos densos e as energias negativas. Por essa razão, era oferecido aos deuses para afastar os demônios e muitos sacerdotes utilizavam-no nos rituais e nas cerimônias mágicas.

O sal também é considerado símbolo da incorruptibilidade - pois é a marca da eternidade e da pureza, porque jamais apodrece ou se corrompe; e da lealdade - como pode ser visto na Bíblia, o termo "aliança de sal" designa uma relação com Deus que não pode ser rompida. No esoterismo, quando a aura está sobrecarregada, deve-se tomar um banho em uma segunda, quarta ou quinta-feira, onde deve haver uma bacia com água morna e sal, jorrá-la sobre o pescoço abaixo, e enxugar-se sem esfregar. Ainda funciona do mesmo modo com um escalda-pé.

No candomblé, religião trazida para o Brasil pelos escravos africanos, o sal tem importância fundamental. Na tradição africana, quando uma pessoa muda, deve entrar na nova casa levando primeiramente um copo de água e outro de sal. Já na tradição judaica, quem muda de casa é presenteado com pão (para que nunca falte alimento) e com sal (símbolo da união indestrutível). No Oriente Médio acredita-se que quando duas pessoas comem sal juntas formam um vínculo. Por isso, é costume usar sal para selar um contrato ou acordo. Existe uma superstição que indica que derrubar sal na mesa é sinal de mau agouro.

Também no FANDOM

Wiki aleatória