FANDOM

Sasquatch

Fotograma de filme feito em 1967 por Roger Patterson e detalhe do rosto

O sasquatch ("homem peludo" em halkomelem, língua do grupo salish) ou pé-grande (bigfoot, em inglês) é uma criatura da mitologia dos índios do noroeste da América do Norte, que viveria nas florestas em torno da ilha de Vancouver e do lago Harrison (Colúmbia Britânica, Canadá).

Os primeiros relatos modernos de criaturas gigantes com aspecto de macacos datam de 1924, após uma série de encontros alegados no lugar depois chamado Ape Canyon, no estado de Washington (noroeste dos EUA). O nome indígena sasquatch foi divulgado por um artigo da revista canadense Maclean's, em 1929.

O sasquatch se tornou mundialmente notório em 1958 quando pegadas enormes, de 35 cm a 45 cm foram relatadas no condado de Humboldt, Califórnia, por operários de construção de estradas. Os rastros divulgados pela mídia inspiraram o nome de bigfoot (pé-grande), hoje o mais familiar em inglês.

Outro episódio famoso é de um filme feito em 1967 por Roger Patterson, que supostamente mostra um sasquatch fêmea ou, segundo outros, um brincalhão com uma das caracterizações criadas por John Chambers, um famoso técnico em efeitos especiais que, nessa época, estava trabalhando no filme O Planeta dos Macacos. Chambers sempre negou que tivesse algo a ver com o caso.

O filme deu lugar a análises detalhadas, que não chegaram a conclusões definitivas sobre sua autenticidade. A estatura do bípede antropóide que ali aparece foi estimada por J. Glickman em 2,22 m e sua massa em incríveis 887 kg [1]. Já Grover S. Krantz estimou a estatura em 2,13 m e a massa em 214 kg a 230 kg [2].

Especulações criptozoológicas relacionaram o suposto antropóide ao extinto gorila gigante Gigantopithecus da Ásia, ao hominídeo extinto da África Oriental conhecido como Paranthropus robustus e mesmo ao europeu homem de Neandertal (Homo neanderthalensis). Grover Krantz, um dos defensores da existência real do sasquatch, sugeriu os nomes pseudo-científicos Gigantopithecus canadensis e Paranthropus eldurrelli [3].

Referências Editar

  1. J. Glickman, '"The NASI Report - Toward a Resolution of the Bigfoot Phenomenon" [http://www.bigfootencounters.com/biology/nasi.htm
  2. Gordon Strasenburgh, THE CRESTED AUSTRALOPITHECUS ROBUSTUS AND THE PATTERSON-GIMLIN FILM [1]
  3. Loren Coleman, "Scientific Names for Bigfoot" [2]

Ver também Editar

Yeti

Mapinguari

Também no FANDOM

Wiki aleatória