FANDOM

Licinio-A Elfa de Tagmar

Elfa de Tagmar, por Licínio Souza

Tagmar
é um RPG publicado em 1991[1] com o titulo de “1º RPG Brasileiro”[2], pela Editora GSA.

Foi o primeiro produto brasileiro para um mercado que ainda iria se formar. Tagmar foi um RPG típico do início dos anos 90, mas trazia uma série de novidades sendo que a principal era ter tudo que um RPG precisava em um único livro; regras, ambientação, magias, criaturas e uma aventura pronta. Na época, os RPG eram importados e era necessário ter vários livros para jogá-los.

Com uma ambientação baseada nos livros de J.R.R Tolkien foi acusado injustamente de ser baseado no D&D, mas na verdade era um sistema bem diferente. Devido a várias características, que incluíam o preço, disponibilidade e novas ideias, como por exemplo, o inédito conceito da Energia Heróica; em pouco tempo, o Tagmar se tornou um sucesso, reunindo um grande número de fãs.

Este sucesso perdurou até quase o fim dos anos 90, quando em 1997 a editora GSA fechou. Sem uma editora para dar continuidade o Tagmar ficou estagnado.

Em Setembro de 2004, os autores do RPG Tagmar se reuniram, decidiram liberar os direitos comerciais do RPG, desde que não fosse para fins lucrativos. Com esta resolução em mãos, um grupo de pessoas se reuniu e decidiu criar uma nova versão do Tagmar. Nascia assim o Projeto Tagmar 2.

Este projeto foi criado seguindo os moldes dos projetos Open Source usados para desenvolvimento de software, utilizando uma licença Creative Commons[3].

Neste tipo de projeto os produtos são criados/evoluídos através de trabalho voluntário e utilizam uma licença especial na qual todo material gerado é de licença aberta. Usando esta organização, o Projeto Tagmar 2 foi concebido com dois grandes objetivos:

Criar uma nova versão do RPG Tagmar que seja moderna, atualizada e expandida.

Criar um RPG de nível profissional que seja 100% gratuito (para fins não comerciais) e possa ser baixado diretamente da Internet!

Tagmar foi um excelente RPG no início dos anos 90, mas infelizmente ele não acompanhou a evolução dos outros RPGs. No início do projeto foi feita uma grande pesquisa que resultou em um plano de trabalho com muitas ideias a serem desenvolvidas. Dentre os principais itens a serem trabalhados se destacavam:

  • Dificuldade de criar o personagem (demorado e com muitas tabelas baseadas em sorteio)
  • Ambientação boa, mas pequena.
  • Desequilíbrios entre as profissões e raças.
  • Poucas opções para caracterização dos personagens.
  • Dificuldade na compreensão e na utilização do sistema de combate.
  • Pouca ênfase ao roleplaying (interpretação) e na ambientação.

Após um ano de trabalho, em set/2005 foi lançado o Tagmar 2.0 através do novo site oficial do Tagmar [4] Esta nova versão tinha como principal ênfase a atualização das regras. Em março de 2006, ficou pronta a versão 2.1 que além de mais algumas novidades na parte de regas, traz a tão esperada ambientação expandida, com o lançamento do Livro dos Reinos. Em jul/2007 foi publicada a versão 2.2 que traz incrementos para as profissões de Bardo e Rastreador, uma revisão completa e expandida do Livro de Criaturas além de inúmeras melhorias na parte de regras. Atualmente o Tagmar está na versão 2.3 que foi lançada em Abril de 2010.

O cenárioEditar

Dragonlance

Personagens de fantasia

O cenário do Tagmar segue a linha Tolkieniana, ambientada em uma terra de fantásticas raças, poderosas criaturas e incríveis magias, com suas história, folclores e lendas. Seu desenvolvimento é baseado na Idade Média europeia, embora contenha elementos de diversas épocas e culturas, anteriores e posteriores, o que traz uma maior diversificação e possibilidades para aventuras. O cenário de Tagmar apresenta um mundo diferente de muitos outros RPGs.

ReferênciasEditar

[1]↑RPG Encyclopedia ". Página visitada em 2009-09-24.

[2]↑ Flávio Calazans. As histórias em quadrinhos no Brasil: teoria e prática. [S.l.]:Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação , 1997. 64 p. 9788590040019

[3]↑ Licença usada no Projeto Tagmar 2.(09/09/2004).

[4]↑ Site Oficial do Tagmar.

Ligações ExternasEditar

Site Oficial do Tagmar.

Também no FANDOM

Wiki aleatória