FANDOM

Johansevenbom goddess

Thésis

Na mitologia grega, Thesis (em grego antigo Θεσις, “criação”) era a deusa primordial da criação, identificando-se com Fusis (a Natureza). Era a forma primogênita da nereida Tétis, a embaralhada mistura de elementos da qual nasceu toda a criação, o de Métis, a deusa que foi devorada por Zeus, si bem que as características de ambas divindades vão afastando do conceito de primeira criação.

Não teve progenitores: surgiu no começo do universo. Segundo a tradição órfica, foi mãe de Chronos e Ananke com Hydros, e sozinha de Poros, Penia e Tecmor.

Thesis só aparece nas teogonias mais antigas, pois os órficos a descartaram, junto a Chronos e Ananke, para introduzir a Fanes, o protogênico.  

Thésis só aparece nos mitos mais antigos, pois os órficos a descataram junto de  Aíôn e Anánkê, para introduzir Phánes (consciência).

"[Hómêros representa Ôkeanós e Têthýs como os deuses primordiais da criação, Têthýs neste sentido é Thésis, enquanto que Ôkeanós é Hýdros:] Vou aos confins da generosa terra em uma visita a Ôkeanós, de onde os deuses se levantaram, e Têthýs nossa mãe." – Hómêros, Ilíada.

Também no FANDOM

Wiki aleatória